No ritmo do planejamento para a temporada 2024, o Flamengo teme ter que fazer uma reformulação completa em sua zaga para o próximo ano. Isso por que todos os zagueiros da equipe podem ou certamente vão sair do time.
Quem com certeza não continua no elenco rubro-negro é o zagueiro mais antigo no elenco, Rodrigo Caio. O zagueiro conviveu com lesões durante quase toda sua passagem pelo Mais Querido, mas mesmo assim conseguiu colecionar títulos e grandes atuações com o Manto Sagrado. Em 2023, Rodrigo pouco jogou, e tanto o jogador quanto o clube vêem a separação como o melhor caminho.
Os titulares Fabrício Bruno e Léo Pereira também podem estar de saída. O primeiro inclusive já admitiu que quer buscar novos ares, e espera propostas da Europa, e tem chances mínimas de continuar no clube. Já Léo Pereira é um jogador com forte mercado no exterior, que já recebeu altas propostas, por isso, seu futuro é incerto.
David Luiz é outro que não deve continuar no clube. Mesmo com o contrato renovado automaticamente até o fim de 2024, tanto o zagueiro quanto o clube pensam numa separação amigável.