Despedida de Adílio da Libertadores foi com a camisa 10 do Barcelona de Guayaquil

Edu, irmão de Zico, era o técnico da equipe

Veja quais jogadores atuaram por Flamengo e Barcelona de Guayaquil
Adílio atuando pelo Barcelona de Guayaquil. Foto: Arquivo pessoal

Quando se fala em Adílio, lembramos logo do quanto ele foi importante para o Flamengo, multicampeão, sendo é ídolo até hoje. Porém, muita gente não sabe que o craque também vestiu a camisa do Barcelona de Guayaquil, adversário do Mais Querido na semifinal da Libertadores. Jogo de volta entre Barcelona e Flamengo terá 30% de público no estádio.

Quando a bola rolar no Maracanã, o ex-jogador terá bons momentos para relembrar de quando defendeu os dois times. O vestiu a camisa 10 do clube equatoriano e disputou a Libertadores de 1988. Adílio aceitou o desafio e chegou ao Equador com status de craque e influência, ajudando na contratação de Edu, irmão de Zico, para ser técnico da equipe. Em entrevista para o “GE”, o ídolo rubro-negro contou sobre sua ida para o Barcelona.

Siga o Diário do Fla no Twitter

“Minha passagem foi muito rápida no Coritiba, e aí tinha um diretor que gostava muito de mim no Coritiba, na época eu estava cotado para ir ao Grêmio, mas ele me convenceu a ir ao Coritiba e foi até mesmo ele que trabalhou para que eu pudesse ir ao Barcelona também. Eles me ofereceram uma proposta bacana, cheguei como o jogador número um do clube, eu estava com um projeto com a minha família, então foi muito bom. Depois, eu trabalhei para que o Edu, irmão do Zico, fosse treinador lá também, porque os diretores tinham muita confiança em mim. Foi quando eu vim ao Rio, encontrei o Vanderlei (Luxemburgo), e ele falou para eu levar o Edu para o Barcelona. A tendência naquela época era para que o clube crescesse cada vez mais”.

O craque também relembrou a disputa da Libertadores de 1988 quando o time equatoriano foi eliminado na fase de grupos, apesar disso, Adílio contou que era uma equipe muito forte e foi um momento muito importante na sua carreira.

“Foi muito boa a minha estadia lá, eu gostei bastante. Foi muito importante na minha carreira. O time era muito forte. O estádio lá era muito bom, nosso time tocava muito a bola, principalmente no meio de campo. No meu tempo a estrutura não era muito boa, nós tínhamos uma certa dificuldade, mas tínhamos que nos adaptar ao que tinha lá. Acredito que hoje seja outra coisa”.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Apesar de não ter conquistado títulos, Adílio foi muito importante para o Barcelona, o craque até hoje é lembrado com carinho pelos torcedores. Assim que chegou ao time, o craque percebeu que eles tinham um estilo de jogo diferente do que estava acostumado, com isso, foi orientando os jogadores a prezarem mais pela técnica do que força.

“Eu cheguei lá e vi que eles faziam muita falta, daí ajudei, conversei, falei que era para fazer o toque de bola, bobinho e aí o negócio cresceu. Eles jogavam diferente, não jogavam muito ‘junto’ não. Então, enquanto eu estive lá eu ajudei nisso, fiz algumas jogadas ensaiadas. Tínhamos essa vontade de mudar um pouco porque eles davam muita pancada. Eu virava e falava para tocar a bola, chegar mais leve. Até na subida de alguns jogadores na base eu ajudei. Quando podia, ensinávamos um pouco”.

O craque também não esconde o quanto o clube foi especial e importante na sua carreira. Adílio disse lembrar com muito carinho sua passagem pelo clube e torceu para que o confronto entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil acontecesse, mas fez questão de deixar bem claro que seu coração é rubro-negro.

Curta o Diário do Fla no Facebook

“Quando você fala em Barcelona você mexe comigo também, foi um clube muito legal, o torcedor é sensacional, eles me viam na rua e faziam festa. Eu acho que esse vai ser um grande jogo. Eu fiquei torcendo para que fosse Flamengo x Barcelona porque são duas raízes. Mas meu coração não fica dividido, não. Eu sou Flamengo, não dá para dividir, o Flamengo é coração”.