Desempenho de Sampaoli no Maracanã só não é pior que o de Dome, desde 2019

Flamengo acumula empates com um péssimo futebol no Maracanã em seus últimos jogos

(Foto: Marcelo Cortes)

O Flamengo está enfrentando uma série de desafios que têm afetado seu desempenho no Campeonato Brasileiro e sua busca pelo título. Um dos principais problemas é o alto número de empates no Maracanã, que contribuiu para que o Botafogo abrisse uma vantagem significativa na liderança da competição.

Nos últimos quatro jogos disputados no Maracanã, o Flamengo empatou contra Internacional (0x0), São Paulo (1×1), América-MG (1×1) e Fluminense (0x0). Isso mostra uma dificuldade em conquistar vitórias em casa, o que tem prejudicado suas aspirações no Brasileirão.

O retrospecto do Flamengo no Maracanã com Jorge Sampaoli no comando também não é dos melhores. Em 11 jogos disputados sob sua liderança, o time conseguiu apenas cinco vitórias, empatou em outras cinco ocasiões e sofreu uma derrota. Esse desempenho deixa o argentino com um aproveitamento de 45,45% dos pontos no estádio.

Comparando com outros treinadores que passaram pelo Flamengo recentemente, Jorge Sampaoli está atrás de nomes como Paulo Souza e Abel Braga quando se trata de desempenho no Maracanã em jogos do Campeonato Brasileiro. Jorge Jesus, por exemplo, obteve um aproveitamento impressionante de 91,1% em 15 jogos, com 13 vitórias e dois empates durante a campanha do título brasileiro de 2019.

Dorival Júnior, apesar de não ter números tão expressivos em termos de pontos, conquistou títulos importantes como a Copa do Brasil e a Libertadores em 2022. No entanto, seu desempenho também foi influenciado pelo fato de que ele muitas vezes utilizava times compostos principalmente por reservas em jogos do Campeonato Brasileiro.