O setor defensivo do Flamengo teve um grande início de temporada sob o comando do treinador Tite. Contudo, após passar quatro meses sem ser vazado em competições oficiais, a defesa passou a ser uma dor de cabeça, e nos últimos 11 jogos, o Rubro-Negro sofreu 9 gols.
Um fator que chama atenção é o fato de seis gols terem sido originados em jogadas de bola parada ou cruzamento na área. Ao todo, foram quatro gols de cabeça e outros dois em rebotes de escanteios. Assim, a equipe Rubro-Negra deixa evidente a fragilidade em marcar determinado cenário da partida.
Vale lembrar, que o primeiro gol sofrido pela defesa do Flamengo na temporada foi contra o Millonarios, no empate por 1 a 1, na estreia da Libertadores. De lá pra cá, o Mais Querido jogou mais 10 jogos e só não foi vazados nos confrontos contra o Nova Iguaçu (1×0), jogo de volta da final do Carioca, Palestino (2×0), na Libertadores, Palmeiras (0x0), pelo Brasileiro, e Amazonas FC (1×0), pela Copa do Brasil.
Nos outros sete confrontos, a equipe do treinador Tite sofreu pelo menos um gol. Determinado cenário implica na queda de aproveitamento da equipe. Assim, no período o Rubro-Negro somou 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Confira abaixo:
Últimos 11 jogos
Palestino 1 x 0 Flamengo
Bragantino 1 x 1 Flamengo
Flamengo 0 x 2 Botafogo
Flamengo 1 x 0 Amazonas FC
Bolívar 2 x 1 Flamengo
Palmeiras 0 x 0 Flamengo
Flamengo 2 x 1 São Paulo
Atlético-GO 1 x 2 Flamengo
Flamengo 2 x 0 Palestino
Millionarios 1 x 1 Flamengo