Covid-19: Dr. Márcio Tannure fala sobre casos no elenco Rubro-Negro

Boletim médico do clube atualiza sobre situação de Bruno Viana, Renê e Gustavo Henrique

Márcio Tannure pega gancho de um jogo por confusão contra o São Paulo
Foto: Reprodução / Flamengo

O Flamengo recentemente apresentou três jogadores infectados pela Covid-19, Bruno Viana, Renê e Gustavo Henrique. Contudo, o clube, a fim de esclarecer os procedimentos tomados nos casos da doença, disponibilizou áudio do Dr. Márcio Tannure. Nesse sentido, o Chefe do Departamento Médico explica as medidas tomadas pelo clube nesses cenários de contágio.

Os procedimentos realizados pelo Fla se consistem em afastar o atleta das atividades do clube e realizar testagens diárias. Todavia, sempre que houver uma suspeita de contágio, as medidas são automaticamente tomadas, para evitar que o vírus se espalhe pela equipe. Além, dos testes em atletas, o Flamengo também realiza testes na família dos jogadores contaminados e em pessoas do seu convívio pessoal.

Siga Diário do Fla no Twitter

“Sempre que surge um possível novo caso de Covid-19, qualquer atleta, com qualquer sintoma. A primeira coisa que a gente faz é sempre isolar ele, afastar do grupo, testar todos os familiares, todas as pessoas que convivem com esse atleta, pra gente confirmar ou não o caso e avaliar todas as hipóteses da onde pode ter acontecido essa contaminação”, explicou Tannure.

Ao ser confirmado o caso, o atleta passa por um período de dez dias de quarentena, isolado do grupo. Apesar disso, o atleta também é testado diariamente para confirmar a contaminação da Covid-19. Vale lembrar que em muitos casos, pode haver o que os médicos chamam de “falso positivo”, ou seja, é constatado o vírus no teste, mas o atleta não esta definitivamente contaminado.

“Quando um atleta é testado, nós usamos sempre três testes, para que nunca haja a duvida entre um teste ou outro. Quando é confirmado esse positivo, o atleta cumpri obrigatoriamente um período de dez dias de isolamento, até o retorno de suas atividades”, complementou o médico Rubro-Negro.

Siga Diário do Fla no Instagram

Os jogadores atualmente contaminados no clube 

O zagueiro Bruno Vianna foi um caso de “falso negativo” no elenco Rubro-Negro. O atleta tinha sido diagnosticado com o vírus, entretanto, após sucessíveis testes, foi diagnosticado como um caso de “falso negativo”.

“O atleta Bruno Vianna, foi pego em nossas testagens de rotina. Apesar de ser um atleta que já havia sido contaminado anteriormente, em Portugal. Ele já apresentava sorologia positivo, o que caracteriza realmente essa infecção. E aí ele fez o mesmo protocolo que fizemos com os outros… Após testes negativos entre ele e familiares, foi diagnosticado como falso negativo, e retornou ao treinos”, disse Tannure.

Curta Diário do Fla no Facebook 

O caso de Renê é semelhante com o de Bruno Vianna, porém apresenta um desfecho diferente. O lateral do Fla, assim como o zagueiro, já teria tido contado com o vírus. Entretanto, após teste foi confirmado com a doença novamente e afastado do elenco. O nordestino foi o primeiro caso de reinfecção do Rubro-Negro.

“O atleta Renê passou pelo mesmo processo e foi confirmado o positivo. Data de retorno para a próxima segunda-feira”, comentou Tannure.

Por fim, Gustavo Henrique é o atleta que agora passa pelo mesmo processo. O atleta foi afastado devido a suspeita de contaminação. “O atleta foi afastado e será testado. Assim que tivermos os resultados, divulgamos para vocês”, encerrou o Chefe do Departamento Médico Rubro-Negro.