O Flamengo iniciou 2024 em boa fase e conquistou o 38º título do Campeonato Carioca neste domingo. Assim, as mudanças na comissão técnica após a ausência de títulos no ano passado parecem ter surtido efeito. Conheça os atuais profissionais que atuam nos bastidores do Rubro-Negro.
Chegados com Tite
Começaremos com a chegada do treinador Tite, que desembarcou no Ninho do Urubu no fim do ano passado. O ex-técnico da Seleção Brasileira trouxe com eles vários profissionais para ajudá-lo no novo desafio.
Ao todo cinco novos profissionais desembarcaram junto com o novo comandante. Foram os casos dos auxiliares técnicos Cléber Xavier, César Sampaio, Matheus Bachi (filho de Tite), o preparador físico Fábio Mahseredjian e o analista Lucas Oliveira. Todos estavam com o treinador gaúcho durante o período de Seleção Brasileira.
Dentre os nomes, vale destacar a presença de César Sampaio e Matheus Bachi, que já trabalham com Tite há 20 anos. Os outros iniciaram a parceria com o técnico na CBF. Outro nome presente na Comissão, não veio junto com a chegada do treinador, mas foi indicação, é o analista de desempenho Bruno Baquete.
Além dos homens de confiança de Tite, a comissão técnica do Flamengo também é composta com outros nomes, estes com mais tempo de casa. Confira abaixo outros personagens de destaque no plantel Rubro-Negro.
Outros membros da comissão
Diretor de futebol – Bruno Spindel
Nome já conhecido pelos torcedores Rubro-Negros, Bruno Spindel é um dos homens de confiança da atual diretoria do clube. Atual como diretor de futebol desde o primeiro ano de mandato do atual presidente Rodolfo Landim. Ao lado de Marcos Braz, Spindel foi um dos responsáveis por contratações de alto calibre do Rubro-Negro.
Gerente de Futebol – Luiz Carlos
Fruto do sucesso na administração das categorias de base do Flamengo, Luiz Carlos chegou ao cargo do futebol profissional neste ano. Ele foi promovido para a função após a saída de Fabinho Soldado para o Corinthians. Na base, Luiz quebrou o recorde de títulos e alcançou 28 conquistas em 2021. No ano seguinte, sob o mesmo comando, o Flamengo superou a marca e alcançou os incríveis 36 títulos em um ano. O sucesso fez a diretoria do clube promovê-lo ao cargo no profissional.
Gerente de transição: Luiz Carlos Noval
Nome antigo nos bastidores Rubro-Negros, Luiz Carlos Noval chegou no Flamengo em 2010 como diretor de futebol das categorias de base. Na época o clube ainda era comandado pela ex-presidenta Patrícia Amorim. Noval ficou na determinada função até 2018, durante o período ele foi o responsável por contratar grandes joias do Rubro-Negro, como Vinícius Jr e Lucas Paquetá.
Por fim, ele chegou a ser diretor-executivo do futebol profissional em 2018, mas com a saída de Bandeira de Mello e a entrada de Rodolfo Landim, virou diretor de transição, e posteriormente gerente, cargo atual.
Departamento Médico
Gerente de Saúde e alto rendimento – Márcio Tannure
Outro nome já conhecido pela torcida Rubro-Negra, Márcio Tannure, está no clube desde 2002. Na trajetória, ele já atuou nas categorias de base do clube e esteve presente em grandes momentos do Mais Querido até alcançar o profissional e o cargo de confiança atual.
Médico – Marcelo Soares