Comissão técnica de Paulo Sousa usa tecnologia para auxiliar o treinador nas correções

Profissionais usam equipamentos que ajudam a fazer ajustes rápidos durante os jogos

Comissão técnica de Paulo Sousa usa tecnologia para auxiliar o treinador nas correções
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Paulo Sousa chegou ao Flamengo fazendo alguns pedidos para o ajudarem durante os treinamentos. O treinador pediu a instalação de um telão no campo de treinamento do Ninho do Urubu. Porém, as inovações tecnológicas não ficaram restritas ao CT. A comissão técnica usa uma câmera tática durante os jogos para identificar os erros e fazer ajustes imediatos, e um outro telão, este itinerante que os acompanha nas partidas. A informação é do “GE.com”. Wallim Vasconcellos: ‘Pedro está no maior e melhor clube do Brasil’.

Siga o Diário do Fla no Twitter

O tal telão itinerante é coordenado por Cosimo Cappagli, analista de desempenho. Outros dois analistas do Flamengo chegam aos estádios uma hora antes da equipe para montar o equipamento. Nesse telão, ficam as imagens e informações que Paulo Sousa usa durante as preleções. Dependendo da situação, a tecnologia pode ser usada no intervalo do primeiro para o segundo tempo para mostrar os erros cometidos pela equipe e fazer esses ajustes.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Como os europeus gostam bastante de utilizar a tecnologia. Outro recurso utilizado pela comissão é uma câmera tática. Os auxiliares Manuel Cordeiro e Victor Sánchez ficam no banco de reservas assistindo os duelos por um ângulo diferente e com auxílio de um computador. Os analistas do clube operam a câmera sob coordenação de Cosimo Cappagli. O equipamento fica no ponto alto do estádio. A observação é feita com auxílio do programa “Sportscode”. Victor e Manuel são os responsáveis por observar possíveis problemas, como buracos no time, erros na movimentação ou na compactação. Se observarem algum desses erros, imediatamente passam a informação para Paulo Sousa.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Victor Sánchez fica sendo o responsável por estar ao lado do treinador e apontar onde é preciso fazer modificações. Manuel fica no banco de reservas com o computador fazendo cortes nas imagens que serão mostradas para Paulo Sousa e os jogadores. No decorrer das partidas, o analista edita e separa tudo que será mostrado pelo técnico no intervalos dos jogos, seja por intermédio do telão ou no próprio computador. Outras imagens ficam guardadas para serem mostradas durante os treinamentos da semana, principalmente na reapresentações. Maraca lotado! Flamengo esgota ingressos da partida contra o Bangu.