Gerson é craque e marcou história no Flamengo, mas foi vendido ao Olympique e, agora o Flamengo tem a dura missão de arrumar um substituto. De imediato, Ceni tem quatro opções no elenco: Thiago Maia, João Gomes, Hugo Moura e Willian Arão.
Foi especulado a contratação de Thiago Mendes, jogador do Lyon, mas nada foi oficializado. O clube sabe que precisa fazer a reposição, mas vai manter cautela para não fazer nenhuma loucura financeira. Comentaristas do Grupo Globo apontaram suas preferências.
Ledio Carmona
“Em um primeiro momento, vejo Thiago Maia como primeira opção. Acho que vai mudar pouco. O Gerson é um jogador quase insubstituível, mas o Thiago tem características razoavelmente parecidas. A questão é ritmo de jogo. A segunda alternativa, é o João Gomes. Teria que ver se adiantaria o Diego ou o João ficaria de segundo. Não tiraria Willian Arão da zaga e o Hugo Moura vejo como um reserva. Outra opção, muito mais ousada e que não acredito que o Rogério faça, pode ser uma alternativa em alguns jogos, é colocar o Everton Ribeiro ao lado do Diego e deixar o Vitinho pela direita. Acho o Thiago Mendes, do Lyon, um bom jogador, mas não sei se acrescentaria mais que o Thiago Maia, por exemplo. Vejo como jogadores do mesmo calibre”.
PVC
“Na minha opinião, quem está ganhando mais espaço e mais confiança, não jogando com um dublê de Gerson, porque é impossível, é o João Gomes. Ele está crescendo com o Rogério Ceni, entendendo a maneira que o Rogério quer. É importante também entender que o Gerson não joga na função que jogava com o Jesus. O Flamengo tem amplitude na direita com o Matheuzinho e na esquerda com o Michael na ausência dos jogadores da Copa América.O João Gomes não tem a mesma capacidade do Gerson de surpreender os adversários como um organizador, um infiltrador, mas já começa a esboçar situações semelhantes de jogo. O Thiago Maia tem mais maturidade, mas não enxergo como igual ao Gerson, não. Mesmo no mercado, o Thiago Mendes é diferente. O Gerson é muito particular, faz o jogo girar em cima dele. Então, vai mudar a característica do time. Do que tem em casa, vejo o João Gomes ganhando terreno.”
Raphael Rezende
“Estamos falando sobre isso constantemente no “Troca de Passes”. Para mim, em ordem de qualidade, claro que admitindo que são jogadores diferentes, o principal é o Thiago Maia. Mas é natural que ele demore um pouco a retomar o melhor nível nessa volta. Nesse primeiro momento, confiaria no João Gomes. Perde com a bola (como todas as outras opções), mas ganha sem ela. Acho que o Hugo Moura está atrás dele na fila. Não mexeria no Arão, porque nenhum zagueiro entrega o que o Rogério buscou com a utilização dele ali, a qualidade na construção, o passe vertical… E obviamente continuaria observando oportunidades no mercado para aumentar o número de opções, mesmo reconhecendo que a substituição pura e simples do Gerson é improvável”.
Grafite
“Solução caseira para o Flamengo é a volta do Thiago Maia. Não sei como vai voltar de lesão, muito tempo, até readquirir a forma física, ritmo de jogo, vai demorar um pouco. Para curto prazo, acho que o Hugo Moura tem feito bons jogos. Fez uma boa temporada pelo Coritiba no ano passado e tem que ver como que seria com uma sequência. É difícil avaliar. Olhando no aspecto sem saber com o Maia vai voltar, eu voltaria com o Arão no meio e adiantaria o Diego. Acho que ainda tem dinâmica para fazer aquilo que fazia no começo da carreira, nos melhores tempos de meia ofensivo. Lógico que mudou bastante a característica, mas por ser um meia de natureza poderia ajudar o Flamengo nesta situação e não mudaria tanto o sistema de jogo”.
O que sabe é que Gerson vai fazer muita falta e será difícil achar um substituto do seu nível.