Clubes aprovam novo limite de atletas estrangeiros e liberação para gramado sintético

Decisão foi tomada de forma unânime pelos 20 times do Campeonato Brasileiro

Após dez anos, CBF anuncia volta de psicóloga na Seleção Brasileira
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Campeonato Brasileiro de 2024 terá novidades no regulamento. Após votação no Conselho Técnico da CBF, nesta terça-feira, ficou decidido o aumento do limite de atletas estrangeiros por partida e a possibilidade de treinamentos com gramados sintéticos.

A decisão foi tomada de forma unânime, ou seja, os 20 clubes pertencentes à série A do Campeonato Brasileiro votaram a favor das pautas. A partir desta temporada, será permitido o uso de 9 jogadores de fora do país por partida. Em 2023, o limite era de sete, porém a presença massiva de atletas estrangeiros fez o regulamento mudar.

Outra novidade é a utilização de gramados sintéticos para treinos. Sendo assim, os clubes que detém determinado tipo de grama, deverão ceder obrigatoriamente o acesso para treino à equipe visitante, caso for solicitado. As medidas valem apenas para o Brasileirão, e não para outras competições da CBF, como a Copa do Brasil.

Vale destacar, que apesar de aprovado, o uso do gramado sintético ainda gera polêmica nos bastidores do futebol brasileiro. A tendência é de que o Conselho Nacional de Clubes volte a debater o tema ao longo da temporada. A questão ainda desagrada muitos clubes, e alguns defendem vigorosamente o banimento de determinado campo.

O Campeonato Brasileiro desta temporada vai iniciar no dia 14 de abril, com todos os jogos da rodada acontecendo no domingo. Na primeira rodada, o Flamengo enfrenta o Atlético-GO, fora de casa.