Bicampeão! Com gol de Pet aos 43, Flamengo vence Vasco por 4 a 1 e conquista o Brasileirão sub-17

(Foto: Reprodução/Flamengo)

Campeão! Flamengo e Vasco se enfrentaram nesta segunda-feira (16/08), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela decisão do Campeonato Brasileiro sub-17. O Mais Querido entrou em campo com uma desvantagem de dois gols, pois perdeu a primeira partida da final por 3 a 1. O jogo foi emocionante. O rubro-negro fez um ótimo primeiro tempo e abriu 3 a 0, com dois gols de Victor Hugo e um de Petterson. O cruz-maltino voltou melhor na segunda etapa e descontou com Barros. Então, aos 43 minutos, Pet fez um golaço de fora da área, dando o título ao Mengão.

O jogo começou com o Vasco assustando aos 5, em finalização de fora da área, que parou em boa defesa de Dyogo, um dos nomes da partida. O confronto não estava simples. Com muita chuva em Volta Redonda, o gramado estava pesado, dificultando o Mais Querido em imprimir velocidade. Ainda assim, o rubro-negro fez um ótimo primeiro tempo e conseguiu abrir o placar aos 15 minutos. Victor Hugo, o camisa 10, recebeu passe de Matheus Gonçalves, conduziu e chutou de fora da área, acertando um lindo chute no ângulo, sem chances para o goleiro.

O Vasco chegou com muito perigo apenas 3 minutos depois, em cabeçada, que o zagueiro JP tirou de dentro da pequena área, salvando o Flamengo. Já o Mais Querido teve uma grande oportunidade aos 24. Matheus Gonçalves deu um lindo passe para Mateuzão, dentro da área, que driblou a marcação e bateu de 3 dedos, parando no goleiro. Aos 33, veio o segundo do rubro-negro. O lateral-esquerdo Zé Wellinton, que estava suspenso e não atuou no primeiro jogo, deu um cruzamento perfeito, Victor Hugo se jogou na bola e, de carrinho, marcou pela segunda vez na partida.

Aos 42, mais uma vez, o Vasco chegou com perigo, em finalização quase na pequena área, que parou no goleiro Dyogo. Então, aos 45, o Flamengo fez o terceiro, com um golaço de Petterson. O ponta recebeu dentro da área pela esquerda, driblou dois jogadores, chutou no canto e fez um belíssimo gol, levando o time para o intervalo com a vantagem no placar. Entretanto, no segundo tempo, a partida foi totalmente diferente.

Logo aos 2 minutos, Paulinho recebeu na área pela direita, completamente livre, e chutou com força, parando em outra grande defesa de Dyogo. O Flamengo respondeu aos 17, com passe de Petterson para Mateusão, que dominou dentro da área e chutou para fora. Mas, o cruz-maltino continuou pressionando. No minuto seguinte, Ykaro recebeu, disputou com a marcação e chutou, sendo impedido pelo goleiro rubro-negro. Aos 24, Paulinho fez jogada individual, finalizou e Dyogo salvou mais uma vez, agora com os pés.

O cruz-maltino ficou muito próximo de marcar aos 27. Após cruzamento, Barros cabeceou sozinho, por cima. Então, no minuto seguinte, o primeiro gol adversário, em um lance que parecia replay. O Vasco deu outro cruzamento e Barros cabeceou livre de novo, só que dessa vez não desperdiçou, descontando o placar. O adversário estava melhor e a impressão que dava era que estavam mais próximos de marcar. Os pênaltis já pareciam uma boa opção.

Então, em mais uma final entre Flamengo e Vasco, o Pet decidiu aos 43 do segundo tempo com um golaço. Petterson recebeu a bola na esquerda, cortou para dentro e deu um lindo chute de fora da área, cruzado, no ângulo, sem chances para o goleiro. O cruz-maltino tentou uma pressão final, mas não foi o suficiente. Partida terminou 4 a 1 e o Mais Querido foi campeão Brasileiro pela segunda vez na categoria.