Barca feita! Flamengo faz a limpa na comissão técnica e ‘entrega chave’ para Paulo Sousa

Apenas profissionais de departamento médico e rouparia continuaram no clube

Barca feita! Flamengo faz a limpa na comissão técnica e 'entrega chave' para Paulo Sousa
Foto: Felipe Patiño / Flamengo

Com a chegada de Paulo Sousa, o departamento de futebol do Flamengo realizou 10 mudanças na comissão técnica. Assim como na era Jesus, Paulo trouxe sua própria comissão e tem carta branca para mudar o que achar necessário. No entanto, não por decisão do novo técnico do Rubro-Negro, a reformulação desta temporada, é ainda mais brusca que a da época de Jorge Jesus.

Siga Diário do Fla no Twitter

Com as saídas do preparador de goleiros Wagner Miranda, demitido pelo clube em dezembro, e do preparador físico Betinho, que foi remanejado para as categorias de base nesta terça-feira (1), nenhum profissional da atual comissão chegou a trabalhar com o antigo Mister, de 2019 a 2020.

Contudo, ao contrário do que foi com JJ, as reformulações dos profissionais que trabalham com o elenco principal não foram todas exigidas por Paulo Sousa. Algum dos remanejamentos aconteceu por falta de retorno técnico, ou por estarem no meio do ”choque” entre o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o chefe do departamento médico Márcio Tannure, como foi o caso de Betinho.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram 

De acordo com o ”GE”, Tannure solicitou que o preparador físico estivesse na lista de reformulações, porém, Marcos Braz não aprovou a mudança do profissional. No entanto, a decisão do dirigente acabou sendo revogada e Betinho foi remanejado para a base, sem saber qual cargo irá exercer.

Além de Betinho, outro preparador físico também foi movido para as categorias de base, trata-se de Alexandre Sanz. Apesar de não ter sido demitido, o membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), não trabalha mais com o elenco principal.

No departamento médico, o doutor Mauro França, que trabalhava tanto na base como no profissional, agora se dedicará 100% a categoria sub-20. Enquanto o fisioterapeuta do sub-20, Diogo Paiva, foi demitido. Além disso, o preparador física Rafael Winick pediu demissão. No departamento liderado por Márcio Tannure, além do chefe, o fisioterapeuta Mário Peixoto foram os únicos que permaneceram desde a era Jesus.

Curta Diário do Fla no Facebook

Voltando para a área técnica, o auxiliar que comandava o time alternativo do Flamengo há alguns anos, Maurício Souza e Marcelo Salles, o Fera, também fizeram parte da lista de demissões do clube para esta temporada. O Fera havia sido desligado na chegada de Jorge Jesus em 2019, no entanto, apesar de não ter sido indicação de Renato Gaúcho, o auxiliar voltou ao Mais Querido na mesma época em que Renato chegou.

No departamento de análise de desempenho, dois profissionais também se anteciparam em relação as várias demissões e pediram para serem desligados do Flamengo. Cadu Furtado se transferiu para o Cruzeiro, enquanto Sandro Gomes, foi contratado pelo rival Vasco para ser auxiliar de Zé Ricardo.

Com a chegada de Paulo Sousa e sua extensa comissão técnica, que conta com 7 profissionais, o auxiliar de preparador de goleiros, Thiago Eller é o único membro brasileiro que trabalha com o elenco principal no campo.

Confira todas as mudanças na comissão técnica do Flamengo para a temporada 2022:

  • Wagner Miranda (Preparador de goleiros) – Demitido
  • Alexandre Sanz (preparador físico) – Remanejado para base
  • Betinho (Preparador físico) – Remanejado para base
  • Rafael Winick (Preparador físico) – Alegou pedido de demissão
  • Mauro França (médico) – Remanejado para base
  • Diogo Paiva (fisioterapeuta base) – Demitido
  • Maurício Souza (auxiliar técnico) – Demitido
  • Marcelo Salles (auxiliar técnico) – Demitido
  • Cadu Furtado (analista de desempenho) – Saiu para o Cruzeiro
  • Sandro (analista de desempenho) – Saiu para o Vasco