A Seleção Brasileira feminina de futebol estreou com vitória nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Com dois gols de Marta, um de Debinha, um de Andressa Alves e um de Bia Zaneratto, o Brasil derrotou a China por 5 a 0 em Miyagi às 05h desta quarta-feira. Com a vitória a equipe comandada por Pia Sundhage lidera o Grupo F dos Jogos. A seleção volta a jogar no sábado às 08h contra a Holanda, também em Miyagi.
A seleção brasileira iniciou a partida ciente da necessidade de vitória para abrir vantagem em um dos grupos mais difíceis dos Jogos Olímpicos. Por isso as comandados de Pia Sundhage marcaram forte a saída de bola chinesa. A marcação alta surtiu efeito logo aos 8 minutos de jogo. Bia Zaneratto recuperou a bola no ataque, e cruzou para Debinha cabecear no travessão. Bia brigou pelo rebote, e a bola sobrou na área para Marta chutar de primeira. Foi o 11º gol de Marta em Olimpíadas. Pressionada desde o começo, a seleção chinesa cometeu um erro fatal e aos 21 minutos a seleção brasileira ampliou o marcador. Bia Zaneratto recebeu pela direita, entrou na área e chutou forte, no canto esquerdo. A goleira Peng Shimeng deu rebote, e Debinha ampliou sem marcação, sozinha na pequena área. A goleira brasileira Bárbara só foi exigida aos 40 da etapa inicial. A China atacou pela esquerda com cruzamento perigoso de Zhang Xin, mas Rafaelle travou o chute no meio da área. A seleção chinesa manteve a posse de bola, Miao Siwen bateu forte da entrada da área, mas Bárbara fez linda defesa no canto direito, espalmando para escanteio.
Embora tenha iniciado a segunda etapa com a mesma intenção de pressionar as chinesas com uma marcação alta, foi a China quem levou perigo pela primeira vez no segundo tempo. Wang Shanshan foi lançada nas costas da zaga brasileira logo aos 2 minutos, mas Bárbara foi ao limite da área e interceptou com as mãos a tentativa de drible da camisa 11 chinesa. A China assustou novamente aos 6 minutos. Wang Shanshan foi lançada livre pela direita e acertou a trave esquerda do Brasil. Miao Siwen pegou a sobra na área e chutou por cima do travessão. A seleção brasileira respondeu aos 13 minutos. Debinha recebeu na entrada da área, girou e chutou com perigo. A goleira Peng Shimeng espalmou, e a bola ainda bateu no travessão. Debinha tentou pegar o rebote, mas a zaga chinesa mandou para escanteio. O segundo tempo seguia com a China levando perigo nos contra-ataques. Aos 20 minutos novamente a goleira Bárbara brilhou. Em falha clara de posicionamento da defesa do Brasil, a China chegou e quase marcou em chute cruzado, mas Bárbara espalmou com a ponta dos dedos, e a bola ainda bateu na trave esquerda. O Brasil conseguiu “matar” o jogo aos 28 da etapa final. A jogada começou e terminou com a craque brasileira Marta. Ele cruzou da direita para Bia Zaneratto, que tentou o chute e foi desarmada pela defesa. O corte entretanto foi mal feito e a bola voltou para Marta, que dessa vez chutou direto para o gol, no cantinho esquerdo da goleira. O Brasil chegou ao quarto gol aos 36 do segundo tempo. Após Andressa Alves sofrer pênalti, a própria cobrou no canto direito ampliando a goleada. Houve tempo ainda para o quinto gol. Debinha recuperou a bola no ataque, pela esquerda, e cruzou na medida para Bia Zaneratto desviar de pé esquerdo e fazer mais um gol.