Empresa quer captar até 100 milhões de dólares para o Flamengo e internacionalizar a marca do clube

Sociedade entre o banco BTG e o executivo Cláudio Pracownik, chamada Win The Game, quer ajudar o Mais Querido a comprar dois clubes do exterior

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo vem sendo o protagonista do futebol nacional nos últimos anos. Com 9 títulos desde 2019, o clube conseguiu tais feitos devido a organização e austeridade financeira. Mas, o rubro-negro não quer parar por aí. Um dos objetivos da diretoria é conseguir a internacionalização da marca, para poder gerar receitas em uma moeda mais forte. E, de acordo com matéria do “Valor”, uma nova empresa pode ajudar o Mais Querido a atingir as metas, fazendo a compra de até duas equipes estrangeiras.

A “Win The Game” é uma Sociedade entre a holding que controla o banco de investimentos “BTG Pactual”, e o empresário Claudio Pracownik, ex-vice-presidente de Finanças do Flamengo (de 2013 até 2018). A nova empresa de negócios tem como finalidade a gestão financeira, com foco no futebol. Os serviços incluem a gestão patrimonial, planejamento, captação de investimento, operações de cambio, comercialização de direitos de transmissão e muitas outras áreas.

Então, segundo a matéria, uma das metas da recém-criada empresa é a internacionalização da marca do Flamengo. Para isso, a “Win The Game” vai tentar levantar de 50 a 100 milhões de dólares e, assim, comprar dois clubes de fora. O Mais Querido não teria o controle total deles, mas seria uma espécie de “golden share”, sendo um acionista com poder de tomar decisões.

Assim, o Flamengo lucraria em uma moeda mais forte, principalmente com o intercâmbio de jogadores e direitos de patrocínio. Tal estratégia é usada por alguns clubes, como o Manchester City, que tem diversas filiais ao redor do mundo. Inclusive, segundo o “Financial Times”, a companhia que controla o time inglês arrecadou recentemente 650 milhões de dólares para ampliar a rede global que tem.

Vale destacar que não é de hoje os planos do Flamengo de ter pelo menos uma filial no exterior. O clube já tem esse desejo há um tempo e buscava parcerias para conseguir realizar. Agora, com a “Win The Game”, o sonho da diretoria rubro-negra pode se concretizar.