Após polêmica envolvendo arbitragem, Renato Gaúcho afirma: ‘Vinicius Gonçalves teve uma excelente atuação’

Treinador também parabenizou Gabi pelo centésimo gol com o Manto Sagrado

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Flamengo conseguiu controlar o jogo e venceu o Bahia por 3×0 no Maracanã. Com gols de Gabi, Michael e Andreas Pereira, o Mais Querido conquistou uma vitória importante pelo Campeonato Brasileiro. Após o término da partida, Renato Gaúcho concedeu entrevista coletiva e avaliou a atuação da equipe rubro-negra no jogo desta quinta-feira. ‘Foi uma partida segura do Flamengo’, elogia Athirson.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Siga o Diário do Fla no Instagram

Arbitragem

“Na minha opinião, o Vinicius Gonçalves teve uma excelente atuação. No pênalti, eu não vi o lance ainda, mas no jogo, ele teve a convicção de marcar o pênalti na hora e depois pra tirar qualquer dúvida, ele foi no VAR, foi ver todos os ângulos e continuou com a convicção dele. Ele viu todas as imagens, deu o pênalti. As expulsões, no meu entender, foram justas. Até porque eu falei com o Diego e ele me falou que ficou aborrecido na hora. Os outros gols foram normais, jogadas normais. Não é porque o Flamengo venceu não. Eu sou a favor da arbitragem em todos os jogos. Não quero ser beneficiado. Mas hoje, o árbitro teve a convicção dele e manteve a convicção dele. Ainda não vi o lance, mas ele tirou todas as dúvidas. Eu acho engraçado. Lá em Chapecó, ninguém chamou o árbitro para dar o pênalti no Gabriel. Ali, ele poderia ter tirado a dúvida. Poderia nem ter marcado o pênalti. Lá, ninguém chamou ele. O árbitro foi muito bem. Se toda arbitragem fosse assim, o Campeonato Brasileiro seria diferente. Os árbitros têm que seguir a regra e o protocolo. Estou elogiando o árbitro porque teve uma grande atuação”.

100 gols de Gabi

“Ele está na galeria dos grandes jogadores que atuaram com a camisa do Flamengo. É um jogador de destaque. É o centésimo gol dele merecidamente. Ele faz muitos gols. Fez dois gols na final da Libertadores, tem conquistado títulos assim como outros. Hoje, ele está nessa galeria, mas a gente não pode esquecer de outros que também estão nessa galeria. Para felicidade, está se juntando aos grandes jogadores que vestiram esse manto e fizeram história nesse grande clube que é o Flamengo”.

Gaciba

“Eu volto a repetir. A atuação do árbitro me agradou bastante. Quanto ao Gaciba, as pessoas acham que eu tenho algo contra ele, não tenho nada contra o Gaciba. Eu quero somente que nós tenhamos uma arbitragem justa em todos os jogos, principalmente com o VAR. Não pode toda rodada ter problema com a arbitragem. É inadmissível errar com essa ferramenta. O árbitro que manda no jogo. Ele que tem que decidir se foi pênalti ou não. a gente espera que tenha erros mínimos por causa dessa ferramenta. Todo mundo chia. Por isso eu elogio quando temos uma boa arbitragem”.

Ritmo de jogo para final da Libertadores

“O que eu posso falar pro torcedor é pra ele ficar tranquilo. Temos pessoas competentes e inteligentes. Nós vamos fazer o melhor para o clube. Nós, profissionais, sabemos exatamente o que tem que fazer. Então, torcedor, fica tranquilo, que nós vamos ter um Flamengo no dia 27 jogando da forma que vocês estão acostumados a assistir. Pode ter certeza que o Flamengo vai estar pronto em todos os sentidos”.

Brasileiro

“Não desistimos do Brasileiro. Por isso usei jogadores que no dia 27, vão jogar. Agora, alguns jogadores estavam no limite deles. Estamos lutando. Enquanto houver chance, vamos brigar. Mas não vamos ser burros. Temos que pensar no dia 27 também. Não vamos mais errar. Temos uma decisão e estamos fazendo as coisas direitinho. Nós estamos dando ritmo, recuperando do Departamento Médico e se preparando para a final”.

Michael

“Quando eu cheguei no Flamengo, uma mulher pediu uma camisa do Flamengo. Eu dei uma camisa pra ela. Aí ela falou que a camisa não serviu porque era grande. Aí eu falei que a única camisa que iria dar no corpo, era do Michael. Ele estava em baixa, Hoje, estão oferecendo cinco mil pela camisa do Michael. Para você ver como são as coisas. Lá atrás, ele estava em baixa e hoje está valorizadíssimo. Eu contei essa história pra ele. Conseguimos recuperar mais um jogador importante, tem sido decisivo e tenho certeza que vai continuar nos ajudando muito”.

Elenco

“Eu tenho que ir mexendo as peças, não posso ficar somente no plano A. De vez em quando, preciso de um plano B ou C. O importante é fazer algumas experiências para tirar algumas dúvidas que eu tenho na cabeça para o dia 27”.

Escalação alternativa

“Eu já mandei o recado para o nosso torcedor. A gente sabe o que estamos fazendo. Os jogadores vão estar com ritmo de jogo no dia 27. Existem pessoas inteligentes aqui dentro, temos trocado ideias e a gente vai pensar no melhor pro clube. Vamos fazer o possível para termos todos os jogadores recuperados para o dia 27”.

Desgaste

“Quem sabe de tudo isso são os profissionais de dentro do clube. Eu converso com todos diariamente. Lá atrás eu falei que três competições é quase impossível. Só que no momento que consegue brigar pelas três e a cada três tem uma decisão, fica difícil. Ninguém quer saber do desgaste do jogador. Quando Jorge Jesus foi campeão, ele estava disputando duas competições. O Palmeiras saiu logo da Copa do Brasil e teve duas semanas cheias para trabalhar. A única folga que eu tive foi de 10 dias por causa da Copa América e eu tinha quatro jogadores na seleção e seis no Departamento Médico. O time ideal jogou juntos 10 minutos. As pessoas sabem dessa realidade, mas gostam de ver o circo pegar fogo. Quero fazer o melhor pro clube, mas a gente nem sempre consegue. A nossa consciência está tranquila”.

Substituições no jogo

“Ainda bem que ele está perguntando agora. A pergunta ideal seria se o Maia estava de lateral esquerdo ou não. Aí que entra a inteligência ou a burrice do treinador. Depende de cada um como pensa. Se eu estou com um jogador a mais, tenho que tirar proveito disso. O Ramon jogou muitos jogos e estava desgastado. Eu deixei o Maia para cobrir jogadas ao lado do Michael. Tinha o Rodinei com o Vitinho. eu não posso deixar quatro jogadores atrás sem o adversário estar me atacando. Fiz isso para tirar proveito da situação”.

Bom ambiente

“O ambiente é necessário sempre. Temos um bom ambiente desde a minha chegada no Flamengo. Eu sempre falei pra vocês que eu trabalho com um grupo maravilhoso, inteligente e trabalhador. Infelizmente, em algumas ocasiões, as vitórias não vieram, mas os números estão aí. Quando o torcedor fica chateado, a gente entende, porque nós também ficamos. Não vamos vencer todos os jogos. Temos uma decisão, que não é pouca coisa e precisamos da energia da nossa torcida para vencer a Libertadores. Ninguém fica sorrindo nas derrotas. O torcedor pode ficar tranquilo”.

Expulsão do Diego

“Diego é um excelente capitão. O grupo gosta muito dele. Sempre que joga, tem nos ajudado bastante. Ele tem uma participação muito boa. Hoje na entrada do campo, ele falou muito bem. É difícil ele perder a cabeça, já pediu desculpas pro grupo, faz parte e temos que levar em consideração que ele levou uma cotovelada, foi lá e não devia ter feito aquilo. É um capitão que a gente respeita e tem uma liderança muito boa. Está desculpado. Vai ficar de fora no próximo jogo, mas pode ter certeza que ele tem uma liderança muito forte no grupo”.