De acordo com o site GE, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) emitiu uma nota, na qual recomenda as autoridades da área da saúde de São Paulo impedirem a atuação de quatro jogadores da Seleção Argentina na partida contra a Seleção Brasileira neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Ainda segundo a Anvisa, os jogadores Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero descumpriram as as regras sanitárias vigentes no Brasil. Dessa forma, os atletas, que defendem clubes ingleses, afirmaram que não passaram pelo Reino Unido antes da viagem. Isso foi considerado uma mentira, pois a checagem dos passaportes indicou todos eles estiveram no Reino Unido pouco mais de uma semana antes. Além disso, há uma determinação por parte da Casa Civil, que indica uma quarentena de 14 dias para estrangeiros que tenham estado no Reino Unido nos últimos 14 dias.
Siga o Diário do Fla no Twitter
Apesar disso, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo ainda aguarda um posicionamento por parte da Casa Civil. Isso porque pode acontecer uma liberação dos jogadores excepcionalmente nesse caso. Além disso, a Anvisa comunicou a Polícia Federal sobre a situação. Assim, a ideia é que a instituição tome as medidas necessárias no âmbito da autoridade policial.
No momento, a Argentina é a segunda colocada na tabela de classificação Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 com 15 pontos. Por outro lado, a Seleção Brasileira chegou à sétima vitória em sete jogos na última quinta-feira e é o líder isolado da disputa de classificação para a próxima Copa do Mundo, com 21 pontos. Fecham o G4 o Equador (12 pontos) e o Uruguai (9 pontos).