Analista tático revela o que esperar de Renato Gaúcho no Flamengo

Diário do Fla ouviu Rodrigo Coutinho sobre as mudanças táticas que ocorrerão no time

Tem que ir com time misto contra o Bahia, diz comentarista
Foto: Alexandre Vidal/CRF

O Flamengo trouxe Renato Gaúcho para o lugar de Rogério Ceni no comando do Mengão. Já na primeira partida sem Ceni, deu para perceber algumas mudanças que virão na equipe Rubro-Negra. Uma delas é no posicionamento de Arão. O camisa 5 voltou a atuar como volante e fazer a saída de bola entre os zagueiros do Fla. O DIÁRIO DO FLA conversou com o jornalista e analista tático Rodrigo Coutinho sobre o que esperar taticamente deste Flamengo da ‘Era Renato’.

”Sinceramente eu acho uma incógnita. Ele chegou falando em futebol ofensivo, o que ele fez grande parte da passagem dele no Grêmio, de tentar um time que ficasse mais com a bola e que controlasse o adversário. Mas essa nem sempre foi a realidade da carreira dele, ele já montou times com características diferentes, o próprio Grêmio nos últimos dois anos. Acredito que ele vai tentar fazer algo próximo daquilo que vinha sendo feito, com posse de bola, com vários jogadores instalados no campo de ataque. Varia de trabalho para trabalho mas acho que em 5 ou 6 jogos já teremos uma noção do que o Renato quer para este time”, disse Coutinho.

Siga Diário do Fla no Twitter

Arão na zaga ou no meio?

”Uma pergunta interessante porque ele é volante mas foi muito bem como zagueiro. Tenho certeza que ele é o zagueiro mais confiável para atuar ao lado do Rodrigo Caio. Os outro são muito instáveis. O Renato na coletiva dele falou muito em dar moral para os jogadores, então eu acredito que ele deve querer recuperar os atletas, como fez no Grêmio. Mas vamos ver até onde vai isso. São coisas que só o tempo vai dizer. Inicialmente ele deve voltar com o Arão para o meio-campo mas eu acho que ele vai acabar vendo que ele é o melhor jogador no momento para atuar ao lado do Rodrigo Caio”

Thiago Maia no lugar de João Gomes

”A tendência é o Thiago Maia ganhar espaço no meio-campo. è um jogador mais desenvolvido, mais completo que o João Gomes hoje. É um atleta (João Gomes) que ainda está maturando, é um profissional há um ano só. Não vai de uma hora para outra virar o substituto do Gerson. Vai depender muito de quem que ele vai escolher para ser o volante ao lado do Thiago Maia , vai ser o Arão? Piris da Motta? Hugo Moura? Acho que agora a disputa fica mais aberta porque ele no Grêmio sempre usou um volante mais fixo. Então não sei como ele vai fazer isso de cara, alternou muito na passagem no Grêmio, temos que esperar”, finalizou o analista tático.

O Flamengo terá a estreia de Renato na partida desta quarta, contra o Defensa y Justicia, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Além disso, o Mais Querido terá o retorno do artilheiro Gabigol.