Analista aponta jogadores do Fla mais prejudicados pelo gramado do Maracanã

Campo sofreu críticas do técnico Rogério Ceni após a vitória contra o Palmeiras, no último domingo

Analista aponta jogadores do Fla mais prejudicados pelo gramado do Maracanã
Foto: Divulgação

O Flamengo estreou com vitória contra o Palmeiras no Brasileirão, com gol de Pedro após ótima assistência de Bruno Henrique. No entanto, não foi só a jogada do atacante que chamou atenção. O gramado do Maracanã apresentou condições ruins de jogo, com inúmeras falhas e rendeu críticas de ambos os técnicos. O Diário do Fla ouviu o analista tático Rodrigo Coutinho, que falou em quais aspectos o gramado pode atrapalhar o Rubro-Negro.

“Prejudica, com certeza. Se tem um time que gosta de jogar com a bola no chão e precisa trocar passes com velocidade, circular a bola com velocidade, mexendo na defesa adversária pra encontrar os espaços, é necessário um gramado bom. E como está o Maracanã hoje, o jogador às vezes precisa de mais de um toque pra dominar, não consegue tocar de primeira”, disse Coutinho, antes de complementar:

Siga o Diário do Fla no Twitter

“E como a maioria dos times que vem jogar contra o Flamengo no Maracanã, atuam quase sempre fechados, o Rubro-Negro sai prejudicado, porque não consegue rodar essa bola. Tem que haver um gramado bom para executar tudo o que os jogadores do Fla querem de maneira perfeita. O time de Rogério Ceni acaba bastante afetado com esse gramado”, emendou o analista tático.

Após a vitória, o técnico Rogério Ceni falou em coletiva de imprensa sobre o assunto e citou uma ‘piora grande’ do gramado. Do outro lado, mesmo derrotado, o português Abel Ferreira afirmou que o ‘Flamengo não merece jogar nesse gramado’. As críticas foram ouvidas, e a assessoria do Maracanã, publicou uma nota na última quarta-feira, afirmando que a ‘Greenleaf’, empresa que faz a manutenção do gramado, fará melhorias no mesmo nos próximos dias.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

Tem que jogar mais, diz ex-jogador sobre o Flamengo na Libertadores
Rogério Ceni criticou gramado do Maracanã após a partida contra o Palmeiras (Foto: Flickr/Flamengo)

Nas últimas três semanas, o estádio recebeu oito jogos, sendo dois deles em dias consecutivos. Para este mês de junho, estão previstos oito partidas, mas uma delas, entre Fluminense e Cuiabá, pelo Brasileirão, foi remarcada para São Januário, a fim de preservar o Maracanã. Os duelos do Fla contra América-MG, no dia 13, pelo Campeonato Brasileiro; e Coritiba, no dia 16, pela Copa do Brasil, também podem mudar de local.

A diretoria do Flamengo estudava realocar os dois próximos jogos do Maracanã para o Mané Garrincha, em Brasília. No entanto, como a cidade será uma das sedes da Copa América, que será realizada nas próximas semanas, a alta cúpula do Fla analisa outros estádios para mandar os jogos. A Conmebol prevê apenas a final do torneio a ser realizada no Maracanã. Rodrigo também comentou quais os atletas do Fla mais prejudicados pela condição ruim do gramado.

Curta o Diário do Fla no Facebook

“Aqueles que são mais técnicos e lentos acabam saindo mais prejudicados com o estado ruim do gramado. O jogador de velocidade acaba conseguindo resolver a jogada acelerando a mesma, como por exemplo o Bruno Henrique e o Gabigol. Os titulares do Fla que mais sentem isso são Everton Ribeiro, Filipe Luis, Gerson e Diego Ribas. São jogadores que não correm muito, e sim fazem a bola correr”, avaliou o analista, que encerrou abordando uma possível troca no estilo de jogo de acordo com o gramado.

“Mudar a forma de jogar é uma alternativa para as condições ruins do gramado, mas acredito que só de forma mais extrema, como por exemplo alguns estádios da Série B. Nesse gramados dá pra notar muita ligação direta, bola num cara alto na frente escorar pra quem vem de trás. Não é o estilo de jogo do Flamengo e acho que o nível do gramado do Maracanã não tem necessidade disso ainda”, encerrou Coutinho.

Foto do gramado do Maracanã chamou atenção pelas falhas: