Análise Tática: Palmeiras x Flamengo

Equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, pela 20ª rodada do Brasileirão

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo enfrenta o Palmeiras neste domingo (12/09), às 16h, em São Paulo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de duas semanas sem atuar, o Mais Querido volta a campo, justamente contra um dos principais concorrentes na competição. O técnico Renato Gaúcho também terá um grande desafio, pois o time está repleto de desfalques. Ainda assim, o rubro-negro tem todas as condições para vencer o jogo.

Sem Rodrigo Caio, Filipe Luís, Diego, Bruno Henrique e Gabigol, o treinador deve optar por fazer o time com: Diego Alves; Isla/Matheuzinho; Gustavo Henrique e Léo Pereira/Bruno Viana; Ramon; Arão e Andreas Pereira/Thiago Maia; Everton Ribeiro, Arrascaeta e Michael; Pedro. Assim, Renato Gaúcho consegue manter o esquema que vem fazendo, mesmo com o time desfalcado, colocando em um 4-2-3-1.

A ausência de Diego, inclusive, pode ter um efeito positivo no time. Isso porque, nos últimos jogos, o Flamengo vem demonstrando uma fragilidade defensiva no meio. Isso porque, com Renato Gaúcho, a equipe está marcando mais de forma individual. Atuando de segundo volante, o camisa 10 tem uma tarefa difícil de atacar e defender o tempo inteiro, mas, muito pela idade, acaba não conseguindo voltar sempre e deixa espaço na defesa. Além disso, por ser meia de origem, não tem o mesmo instinto de marcação que um volante.

Então, Renato Gaúcho tem duas opções bem interessantes para o lugar dele. Em ambas, a equipe vai ganhar mais juventude e intensidade no meio de campo. Com Thiago Maia, a marcação fica ainda mais forte, pois o jogador é um primeiro volante de origem. Não atoa, sempre que entra, o Flamengo melhora na defesa. Além disso, o jogador também é muito técnico, com isso, não deixa nem um pouco a desejar no setor ofensivo, sempre acelerando as jogadas com passes de primeira.

Já com Andreas Pereira, Renato Gaúcho fica com um atleta incrivelmente técnico (mais até que Thiago Maia) e que tem intensidade para cobrir os espaços que Diego costuma deixar, apesar de não marcar tanto quanto Thiago. Ambas opções são ótimas e se encaixam para este jogo ainda melhor que o camisa 10. Isso porque, o Palmeiras costuma atuar em um 4-2-3-1, mas de forma reativa, sendo sólido na defesa e explorando o contra-ataque. Assim, a equipe sempre explora os buracos na defesa adversária – o que, com Diego no time, o Flamengo deixa bastante.

Além disso, o Palmeiras tem jogadores que são muito bons em se movimentar justamente no espaço entre os zagueiros e os volantes. Raphael Veiga e Dudu são muito fortes neste quesito e o Flamengo precisa ter muita atenção neste setor. Por isso, Thiago Maia ou Andreas Pereira – quem Renato escolher – vai ter que estar focado o tempo inteiro e não pode dar espaço para estes atletas se movimentarem. Além disso, o Mais Querido tem que focar no contra-ataque palmeirense.

Ainda assim, o Flamengo tem tudo para vencer o jogo. Para isso, precisa se movimentar bastante no ataque, explorando a velocidade pelos corredores, seja com Michael na esquerda, ou Isla/Matheuzinho na direita. No meio, Arrascaeta e Everton Ribeiro precisam se movimentar, como vem fazendo com o novo treinador, trocando de posição e pisando na área. Com Pedro no lugar de Gabigol, o time perde em movimentação na frente, mas ganha um excelente pivô para prender a bola e fazer o passe nas ultrapassagens destes meias e atacantes. O segundo volante chegar como elemento surpresa também pode fazer a diferença. Caso o time jogue dessa forma e muito focado, pode ganhar mais uma partida.