Análise Tática Flamengo x Portuguesa-RJ: O que esperar do jovem time do Carioca

Mais Querido estreia na temporada com elenco formado por atletas da base

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

Chegou o dia! O Flamengo estreia na temporada 2022 nesta quarta-feira (26/01), contra a Portuguesa-RJ, pelo Campeonato Carioca. O Mais Querido vai a campo às 21h35, no Luso-Brasileiro, com uma equipe alternativa, formada por jovens da base. O técnico, inclusive, não será Paulo Sousa, mas Fábio Matias, do sub-20. Ainda assim, o time tem bastante qualidade e há uma expectativa muito alta. Por isso, o DIÁRIO DO FLA preparou uma Análise Tática de como o rubro-negro deve atuar.

A provável escalação do Flamengo para o confronto contra a Portuguesa-RJ é: Matheus Cunha; Wesley, Noga, Cleiton e Marcos Paulo; Igor Jesus, Matheus França e Yuri; Thiaguinho, Lázaro e André. Todos os 11 jogadores são revelados na base rubro-negra, com sendo o único com mais de 20 anos o meia Yuri de Oliveira, que tem 21. Apesar de muito novo, o time é muito técnico e tende a se movimentar muito. Aliado a isso, Fábio Matias é um treinador que gosta de alterar as formações, inclusive ao longo dos jogos.

A tendência é que o time entre em campo em uma mescla de 4-2-3-1/4-1-4-1, dependendo dos avanços de Yuri de Oliveira, que deve ser um 2º volante. O jogador é um meia-armador de origem e deve em muitos momentos avançar para construir por dentro também. Thiaguinho é o único ponta de ofício e pode fazer os dois lados do campo, com velocidade e qualidade com a canhota. Matheus França e Lázaro, por sua vez, são os principais armadores da equipe, que pisam bastante na área. Ambos devem mesclar bastante de posição, construindo hora por dentro, hora pelos lados.

Matheus França, inclusive, é o principal “coringa” de Fábio Matias. O jogador pode atuar em diversas posições. Além de poder atuar como um meia-armador centralizado ou por qualquer um dos lados, a joia também pode recuar como um segundo volante, posição que atuou por muito tempo na base, ou até adiantar como segundo atacante ou centroavante. O atleta consegue ter bastante força na área e uma capacidade incrível de finalização.

Essa infiltração de Matheus França como um segundo atacante/centroavante, pode fazer com que André abra no campo. O jogador, que deve iniciar como um “camisa 9”, é muito veloz e um ponta de origem, mas que despontou na temporada passada como centroavante, explorando os 1,86m de altura. André rende muito bem por dentro ou pelos lados, além de estar acostumado a atuar em um esquema de dois atacantes, caso Fábio Matias mude a formação ao longo da partida para um 4-4-2.

Igor Jesus, por sua vez, é um primeiro volante, com poder de marcação e que recua entre os zagueiros para auxiliar na saída de bola, fazendo o primeiro passe. Os dois defensores, inclusive, além de serem bem sólidos na defesa, também têm bastante técnica, com destaque para Noga. Já os laterais são dois atletas de muito potencial. Wesley, de 18 anos, tem bastante técnica e Fábio Matias gosta de colocá-lo para atacar por dentro com a bola, quase como um volante. Já Marcos Paulo, de 19, é forte fisicamente e atua na ala, com vigor para ir ao fundo o confronto inteiro.

Com isso, é normal que Fábio Matias altere muitas vezes o esquema quando o Flamengo tiver com a bola nos pés. A saída deve ser feita por três jogadores, com os zagueiros e Igor Jesus, enquanto Marcos Paulo faz a ala-esquerda e Wesley, Thiaguinho, Matheus França ou André a direita. É possível que o Flamengo atue com 2 atacantes em diversos momentos, com Matheus França avançando ao lado de André. Ou seja, pode se esperar uma equipe bem volátil, tanto pela versatilidade dos jogadores, como do treinador.