Análise Tática Flamengo x Fortaleza: Despedida de Gerson

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, pela 6ª rodada do Brasileirão

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Fortaleza se enfrentam nesta quarta-feira (23/06), às 19h, no Maracanã, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário tem menos investimento, mas faz uma ótima campanha na competição. A partida, entretanto, marca a despedida de Gerson no Mais Querido. O jogador é uma peça tática fundamental no esquema e vai fazer muita falta.

Gerson não é chamado de “Coringa” atoa. O jogador consegue cumprir diversas funções em campo, todas com maestria. No time de Ceni, não é diferente. O atleta faz uma variação que é fundamental no esquema. Isso porque, ele atua muitas vezes de 2° volante, ao lado de Diego, com o intuito de fazer a ligação do meio e ataque, limpando a jogada e dando muita qualidade no passe.

Entretanto, na atual temporada, muitas vezes o camisa 8 adianta e fica como um verdadeiro 10, sendo o meia mais próximo da área e do centroavante. Por ter muita qualidade no passe, no chute e na visão de jogo, ele faz muito bem essa função e já teve grandes atuações assim no comando de Rogério Ceni.

Assim, a equipe varia a formação com Gerson no time, sem precisar mudar jogadores e sem perder qualidade, apenas adiantando e recuando o Coringa. As vezes a equipe atua com a bola em um 3-2-3-2, com Rodrigo Caio, Arão e Filipe Luís na primeira linha, Diego e o camisa 8 na segunda, Matheuzinho na ala-direita, Vitinho centralizado, Michael na esquerda e a dupla Bruno Henrique e Rodrigo Muniz na frente.

O time alterna para o 3-1-4-2, quando Gerson adianta e fica centralizado, caindo um pouco como meia-esquerda, ao lado de Vitinho, que faz a meia-direita. No time principal, sem Michael, as vezes a formação vira um 4-1-4-1, com os dois laterais tendo liberdade para atacar, Everton Ribeiro aberto na direita, Gerson como meia-direita, Arrascaeta de meia-esquerda e Bruno Henrique na ponta-esquerda, tendo Gabigol de referência.

Então, a saída de Gerson vai fazer muita falta, já que não tem no elenco outro jogador com as mesmas características. Na partida contra o Fortaleza, entretanto, o Mais Querido ainda conta com o jogador. Mas, tem que ficar atento também ao adversário, que vai fazer de tudo para estragar a festa se despedida do Coringa.

Apesar de ter bem menos investimento, o Leão vem de um ótimo momento. Depois de um começo de temporada bem ruim no comando de Enderson Moreira, em que o time apresentou um futebol pobre, o Fortaleza virou outro depois da chegada do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. O time já atuou em 12 jogos, com 8 vitórias, 4 empates, nenhuma derrota, 33 gols marcados e 5 sofridos. É também o segundo colocado do Brasileirão.

O Fortaleza de Vojvoda preza por tentar ter a posse de bola. Contra o Fluminense, por exemplo, conseguiu 63%. Contra o Galo, equipe de bem mais investimento, ficou próximo da metade do tempo, com 46%. O Leão também trocou mais de 300 passes em 4 dos 5 jogos do Brasileirão. Apesar disso, a equipe atua com intensidade e explora muito a velocidade dos alas e dos atacantes. Para ter esse estilo, o técnico fez algumas mudanças interessantes no time.

A equipe atua em um 3-4-1-2. A linha defensiva, que está muito bem, é formada por Tinga (lateral que virou zagueiro com o técnico), Marcelo Benevenuto e Titi. Yago Pikachu faz a ala-direita e Carlinhos ou Luiz Henrique a esquerda. Eles jogam na mesma linha que os volantes Éderson e Felipe, mas com muita liberdade para avançar. No meio adiantado, fica Romarinho, Matheus Vargas ou até Luiz Henrique. Já na frente, a dupla Robson e David, que são atacantes de muita velocidade e movimentação. Ambos podem causar muito perigo ao Flamengo, principalmente em contra-ataque. O técnico ainda tem a opção de Wellington Paulista, como um centroavante mais de área, no lugar de um deles.

Ou seja, é preciso tomar muito cuidado com o time do Fortaleza, principalmente com a velocidade pelos lados de campo. Não é bom dar liberdade ao volante Éderson, pois ele vem sendo o motor da equipe e tem ótimo chute de longe. Ainda assim, se o Flamengo atuar focado, com intensidade e explorando Gerson pela ultima vez, tem tudo para vencer a partida.