Análise Tática: Flamengo x Bragantino

Equipes se enfrentam neste sábado, às 21h, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Bragantino se enfrentam neste sábado (19/06), às 21h, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido está com 16 jogos de invencibilidade e não foi vazado nos últimos 5, sendo a maior sequência desde 2018, quando era treinado por Maurício Barbieri, coincidentemente o técnico do próximo adversário. A partida não será simples e, inclusive, vai ser o primeiro teste mais forte para o rubro-negro com os desfalques.

Sem os 5 jogadores convocados para a Copa América (Gabigol, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Isla e Piris da Motta), além de Pedro, o Flamengo está escalando Rodrigo Muniz, Vitinho, Michael e Matheuzinho. A equipe atua, com a bola, em uma espécie de 3-2-3-2, que varia para um 3-1-4-2. O que diferencia os esquemas é o posicionamento de Gerson.

Então, Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís fazem a primeira linha na saída de bola. Diego e Gerson formam a dupla de volantes e, na frente deles, Matheuzinho faz a ala-direita, Vitinho joga centralizado e Michael aberto na esquerda. Bruno Henrique e Rodrigo Muniz formam a dupla de ataque. Mas, muitas vezes o “Coringa” avança para a outra linha, como um meia-esquerda, que centraliza, ao lado de Vitinho, que faz a meia-esquerda.

Assim, o camisa 8 fica com muita liberdade para avançar e chegar na área. Vitinho também está se saindo muito bem nessa função de meia pela direita, que cai por dentro. Mas, o jogador que está mais se beneficiando com essa formação é Bruno Henrique. Tendo Michael na ala-esquerda, o atleta não precisa ficar na ponta e, com isso, atua de 2º atacante, mais centralizado, com liberdade para se movimentar e se aproximar do centroavante.

Essa é a posição que Bruno Henrique brilhou em 2019 e, de fato, rende mais. Não atoa, o atacante está indo muito bem nas últimas partidas. Além disso, com BH, Michael e Vitinho, o Flamengo fica bem mais rápido e com intensidade, principalmente na marcação. Nos últimos jogos, o time está conseguindo ser mais efetivo na pressão da saída de bola dos adversários e recomposição. Consequentemente, a equipe está bem melhor na defesa.

Conta o Bragantino, entretanto, vai ser a verdadeira prova da defesa. Isso porque, o adversário é muito organizado. Barbieri monta o time paulista em um 4-2-3-1, em que os laterais, Aderlan e Weverson/Luan Cândido, participam bastante. Além disso, a equipe tem muita velocidade com os pontas Artur e Helinho, além do próprio centroavante Ytalo, que se movimenta bastante. É preciso ter muita atenção também com o segundo volante Lucas Evangelista, que tem bom chute de longe.

A boa notícia é que Claudinho, principal jogador do Bragantino, não vai atuar contra o Flamengo. O camisa 10 é o principal articulador do time, responsável por carregar a bola e dar os passes mais precisos, além, claro, do fato do meia ser um baita finalizador. Faz muita falta ao Massa Bruta. O rubro-negro ainda precisa tomar muito cuidado na velocidade do time adversário, mas, se jogar com atenção e intensidade, o Mais Querido tem tudo para conseguir mais uma vitória.