Análise Tática Flamengo x Audax-RJ: Momento para testes

Confira as opções que Paulo Sousa pode usar para a partida

(Foto: Reprodução/Paula Reis/Flamengo)

O Flamengo enfrenta o Audax-RJ, nesta quinta-feira (10/02), às 19h, no Raulino de Oliveira, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta será a terceira partida de Paulo Sousa no comando do Mais Querido. A vitória é bem importante para o português, já que vem de uma derrota no clássico para o Fluminense. Mas, a maior importância do confronto é servir para o técnico fazer testes no time.

Isso porque, esta fase do Carioca ainda é uma espécie de pré-temporada. O treinador precisa aproveitar para experimentar circunstâncias de jogo. O time deve manter o formato das duas partidas anteriores, com três jogadores fazendo a saída de bola, uma linha com quatro em frente e um trio mais ofensivo. Mas, há algumas questões que o técnico pode fazer de diferente.

A partida é uma excelente oportunidade para Paulo Sousa iniciar um confronto com Gabigol e Pedro fazendo dupla de ataque. Assim, daria para jogar tanto em uma espécie de 3-4-1-2, com: Diego Alves/Hugo Sousa; Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Isla/Matheuzinho, Arão, Andreas Pereira e Everton Ribeiro na ala-esquerda; Arrascaeta como um articulador central e os dois na frente.

Dessa forma, Arrascaeta ficaria centralizado, mas com liberdade para cair pelos dois lados do campo e pisar bastante na área. Uma outra forma seria fazer o 3-4-2-1. Assim, o trio ofensivo ficaria com Pedro mais avançando, como centroavante de referência, enquanto Arrascaeta e Gabigol ficariam atrás dele, centralizados, mas cada um caindo mais por um lado: Arrasca na esquerda e Gabi na direita.

Além de ver a dinâmica dos dois atacantes, será interessante avaliar a mobilidade do time. Contra o Fluminense, nos primeiros 25 minutos, a equipe esteve muito bem, principalmente pelo lado esquerdo. As triangulações entre Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta foram bem interessantes, então é algo que parece bem promissor para o futuro da equipe.

Uma outra questão é que, com a mesma formação do 3-4-2-1, Paulo Sousa pode fazer outros testes, até para avaliar os jogadores. Uma delas seria a de botar novamente 3 zagueiros de ofício, testando os jovens Cleiton e Noga. Dessa forma, pode manter Everton Ribeiro como ala, ou colocar um lateral-esquerdo (Filipe Luís ou Ramon) e deixar ER7 mais avançado, pela esquerda.

Um outro teste seria fazer a saída de 3 jogadores com Arão entre os zagueiros. Assim, poderia testar outros jogadores fazendo a função em frente à zaga, como mais um volante (Thiago Maia), ou até recuar Arrascaeta para fazer a função, botando um outro jogador no setor mais ofensivo. Poderia ser Marinho, Everton Ribeiro, ou até Lázaro.

Ou seja, são muitas opções que Paulo Sousa pode testar na partida, usando o modelo de jogo que vem adotando no Flamengo. É uma boa oportunidade para dar chances a alguns jovens, ou atletas que não tem tanta minutagem, além de dar mais entrosamento à equipe no esquema proposto.