Análise Tática Flamengo 6 x 0 ABC: Goleada em ritmo de treino

Mais Querido venceu por 6 a 0, pelas oitavas de final da Copa do Brasil

Ninguém cogitou a possibilidade de uma zebra, diz comentarista sobre goleada do Fla
(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo goleou o ABC por 6 a 0, nesta quinta-feira (29/07), pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O adversário não apresentou problemas. Time da Série D e com desfalques, a impressão que passou foi que o Mais Querido estava em uma espécie de “jogo-treino”. Ainda assim, a partida foi muito boa para manter a sequência da equipe, aprimorar questões táticas e dar confiança aos jogadores.

O ABC não demonstrou nenhuma resistência. O Flamengo teve 75% de posse de bola e deu 22 finalizações, enquanto o adversário chutou apenas 1 vez, sendo nenhuma a gol. Ainda assim, há questões táticas interessantes. O time manteve a formação no 4-2-3-1, que, com a bola, vira uma espécie de 3-3-3-1. Na primeira linha, ficaram Bruno Viana, Willian Arão e Léo Pereira, com Isla, Diego e Renê na frente deles. Mais adiantados, Everton Ribeiro ficou aberto na direita, Arrascaeta centralizado e Bruno Henrique na ala-esquerda, com Gabigol se movimentando na frente.

Essa vem sendo a formação do Flamengo desde a chegada do Renato Gaúcho. Mas, o interessante foi ver a movimentação dos jogadores. Com o adversário acuado, o Mais Querido ia com todos os atletas para cima. Assim, depois que já estava no ataque, Arão voltava para a função de 1º volante, Diego teve muita liberdade para avançar e, inclusive, infiltrar, atuando por todos os lados do campo. Com 1 minuto, ele tabelou com Isla pela direita, que cruzou na medida para Arrascaeta cabecear. Aos 10, o meia fez jogada pela esquerda e deu o cruzamento rasteiro para Everton Ribeiro, que bateu por cima.

Então, no lance do primeiro gol do Flamengo, Diego recebeu centralizado, adiantado, na intermediária. Ele deu um drible espetacular, com uma roleta, passou por outro marcador, invadiu a área e, ao invés de chutar, tentou o passe. Acabou errando, mas Bruno Henrique recuperou a bola, já acionando Arrascaeta dentro da área, que marcou. Esses três lances mostram como Diego teve muita liberdade para se movimentar no campo todo. Thiago Maia, que entrou no lugar do camisa 10, se posicionou de maneira parecida, tanto que, no 5º gol, infiltrou na área, recebeu enfiada de bola de Gabigol e passou na direção do Pedro. Donato tentou cortar e fez contra.

O gol de Arrascaeta também é um resultado do novo posicionamento do uruguaio. Com Jorge Jesus e Ceni, ele atuava de meia-esquerda. Na atual temporada, chegou a jogar algumas vezes centralizado com o ex-treinador, mas, com Renato, virou um “camisa 10” oficial, jogando próximo do atacante, com liberdade de se movimentar e pisando muito na área. O resultado dá para ver em campo. Nos últimos 4 jogos, ele tem 2 gols e 5 assistências.

Isla, por sua vez, avançou muito e teve grande atuação. O atleta ficava como um ala diversas vezes e levou perigo. Um dos motivos é que Everton Ribeiro caiu muito pelo meio, dobrando na criação com Arrascaeta e tendo uma excelente partida. Assim, o camisa 7 abria espaço pelo corredor para o chileno avançar e, junto com o uruguaio e outros meias, deu boas enfiadas para o lateral.

Renê também pôde avançar e explorava os momentos em que Bruno Henrique caía por dentro. Foi assim que o lateral-esquerdo fez a jogada do terceiro gol, marcado pelo ponta. No segundo tempo, ele se lesionou e Rodinei entrou na vaga. Renato também testou a equipe com outra formação. Tirou BH e Arrascaeta, para colocar Pedro e Michael. Assim, o time jogou em um 4-4-2, com 2 centroavantes. Não durou muito tempo, mas os dois participaram do 5º gol, já que Gabigol deu a enfiada para Thiago Maia e Pedro iria receber a bola.

Pouco depois, voltou para a formação original, com a entrada de Vitinho na vaga de Gabigol. O camisa 11 participa do 6º gol, dando enfiada de bola para Everton Ribeiro, que dividiu com zagueiro e Michael, que entrou bem pela esquerda, aproveitou e marcou. Uma outra questão importante é que os zagueiros Bruno Viana e Léo Pereira tiveram uma atuação bem sólida e segura, o que é ótimo para eles retomarem a confiança.

Assim, o Flamengo fez uma grande partida. Time não teve muitas dificuldades, é verdade, mas mostrou ótimos aspectos táticos. Além disso, jogo foi ótimo para a confiança de vários jogadores que estavam em baixa recentemente. Além dos zagueiros, Everton Ribeiro teve uma ótima atuação, Bruno Henrique balançou as redes de novo, Michael fez gol, Thiago Maia e Vitinho entraram bem de novo e Isla jogou muito. Confronto para a equipe manter o bom momento e a confiança.