Análise Tática Flamengo 2 x 0 Grêmio: Classificação merecida

Mesmo com time misto, Mais Querido fez um bom jogo e avançou para a semifinal da Copa do Brasil

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 0, nesta quarta-feira (15/09), no Maracanã, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Embalado pela volta do público, Pedro marcou os dois gols que deram a vitória e garantiu o Mais Querido na semifinal da competição. Mesmo com um time misto em campo, a equipe fez por merecer o resultado e mostrou alguns pontos interessantes para o técnico Renato Gaúcho.

Mesmo sem Diego Alves, Isla, Gustavo Henrique, Filipe Luís, Arão, Diego, Arrascaeta e Bruno Henrique, o time manteve a formação e entrou em campo mais uma vez no 4-2-3-1. Gabriel Batista foi bem no gol, enquanto Matheuzinho teve outra grande atuação na lateral-direita, tanto na defesa, como no ataque, e está pedindo passagem no time titular. A dupla de zaga foi formada por Rodrigo Caio e Léo Pereira, dois jogadores que não atuavam há um tempo, assim como Renê na lateral-esquerda.

Os dois zagueiros tiveram uma atuação bem sólida na defesa e na saída de bola. O lateral-esquerdo, por sua vez, voltou com bem pouco ritmo e não foi bem, quase não aparecendo no ataque. A dupla de volantes foi formada por Thiago Maia e Andreas Pereira. Este era um ponto muito importante, pois, com Diego, o Flamengo vem apresentando fragilidades defensivas, pois, a marcação de Renato Gaúcho preza por muito mais combate individual e o 2º jogador do meio de campo tem um papel importante de atacar e defender, que o camisa 10 não está conseguindo fazer, pelas características dele e idade.

Andreas Pereira atuou de 2º volante. O belga-brasileiro mostrou técnica e ainda pode ajudar bastante, mas ainda está se adaptando e pecou em alguns momentos. Na defesa, por mais que deixe menos buracos que Diego, ainda precisa de um pouco mais de intensidade. Já Thiago Maia teve outra grande atuação. Muito bem com a bola nos pés, acertando os passes e bolas longas, o jogador, que é volante de origem, teve outra partida excelente na defesa. Ganhou 6 de 8 duelos, deu 3 desarmes, 3 interceptações e 1 corte. Ele salvou o time aos 4 minutos, quando fez uma recuperação incrível, impedindo o atacante do Grêmio a finalizar na cara do goleiro, após lançamento recebido.

Mais na frente, Everton Ribeiro atuou pelo lado direito, caindo sempre por dentro. O camisa 7 foi bem, principalmente na segunda etapa. Buscou o jogo, deu bons passes e apareceu para finalizar. Inclusive, participou diretamente dos dois gols. No primeiro, em jogada pela direita, cruzou no peito de Pedro, que dominou, deu a bicicleta e sofreu o pênalti. Já no segundo, infiltrou na área, recebeu o toque do centroavante e finalizou com capricho na trave. Ainda ajudou bastante na defesa, fazendo boas recuperações e 3 desarmes na partida.

Vitinho fez a função de Arrascaeta, atuando centralizado, mas, diferente dos últimos jogos, o camisa 11 não teve boa atuação, aparecendo pouco na partida. Michael, por sua vez, foi novamente muito bem pela esquerda. Sempre insinuante, o ponta foi para cima, com velocidade e drible, dando um “calor” na marcação adversária. Participou das duas principais jogadas do primeiro tempo. Em uma, deu belo passe para a infiltração de Gabigol, que furou. Na outra, entortou Rafinha, chutou bem, mas Kannemann tirou na linha. No segundo tempo, deu bela finalização na trave, mas faltou caprichar na grande chance perdida, após receber lindo lançamento de Gabigol.

O camisa 9, inclusive, não marcou gol e desperdiçou uma boa chance, mas foi participativo. Nos 60 minutos que esteve em campo, o atacante se movimentou muito e buscou o jogo. Mas, não teve grandes chances, tirando o lance em que furou. Isso porque, o Flamengo tinha a bola, mas, com o Grêmio fechado e a partida muito pegada, com diversas faltas e um clima “quente”, o time não estava tendo muita criatividade, até pela atuação fraca do Vitinho, que deveria ser o principal articulador.

Então, aos 15 do segundo tempo, Renato Gaúcho tirou Gabigol – para poupá-lo – e Vitinho, colocando Pedro e Lázaro. As substituições deram certo. Sem o camisa 11, Everton Ribeiro ficou ainda mais participativo. Já o jovem entrou bem, dando dinâmica na partida. Em uma boa jogada, Lázaro tabelou com Matheuzinho, o lateral foi para a linha de fundo e cruzou rasteiro para Everton Ribeiro, dentro da área, que bateu de primeira, mas não pegou bem e jogou para fora. Depois, o lance do primeiro gol. Matheuzinho passou para Thiago Maia, que tocou no ER7. O meia deu o cruzamento perfeito para Pedro fazer o domínio e a bicicleta.

Em seguida, Renato tirou Thiago Maia e botou João Gomes. O Flamengo quase ampliou com Michael, em uma jogada que começou com boa troca de passes do time, com direito a “olé” da torcida. Então, Lázaro avançou com a bola e encontrou Everton Ribeiro, que deu boa enfiada para o ponta finalizar de primeira. O goleiro Brenno resvalou e a bola explodiu na trave. No minuto seguinte, o segundo gol. João Gomes pressionou a marcação no meio, dividiu e a posse ficou com Pedro. O centroavante avançou, entrou na área e serviu ER7, que chutou de primeira, no canto, acertando a trave. No rebote, o atacante ampliou, dando números finais ao jogo.

A vitória, então, foi merecida, assim como a classificação. Mesmo com o time misto, o Flamengo conseguiu fazer uma boa atuação, principalmente no segundo tempo. Renato Gaúcho também pôde fazer boas observações e deve ficar com algumas dúvidas. Por exemplo, se o parceiro ideal de Arão hoje é Andreas Pereira ou Thiago Maia. Além disso, foi uma partida importante para alguns jogadores recuperarem a confiança e ritmo, como Rodrigo Caio, Léo Pereira e Pedro.