Análise Tática do Vélez para o jogo contra o Flamengo

Conheça como atua o adversário do Mais Querido da última rodada da Libertadores

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

A partida entre Flamengo e Vélez pode não valer classificação, mas define quem será o líder do grupo G. Os dois times se enfrentam nesta quinta-feira (27/05), às 21h, no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos. No jogo de ida, o rubro-negro venceu a equipe argentina por 3 a 2, fora de casa. Mas, a tendência é que o adversário atue de forma diferente hoje.

No primeiro confronto, Mauricio Pellegrino surpreendeu na escalação e colocou a equipe com 3 zagueiros, liberando os laterais como alas, para tentar neutralizar o ataque rubro-negro, que não deu certo, já que o Flamengo fez 3 gols. Então, a tendência é que o time volte a atuar no 4-2-3-1 característico, que, inclusive, usou em todas as outras partidas da competição.

Os laterais continuam ofensivos, com dois meias abertos para tabelarem. Já Almada atua de “camisa 10”, atrás do atacante. Na última partida, o time jogou com Mancuello de segundo volante, que é bem técnico e teve uma grande atuação. Mas, há a chance de Galdames, um pouco mais defensivo, ser o titular.

Ofensivamente, o time é perigoso nas jogadas de lado de campo e, principalmente, no contra-ataque. Quando rouba a bola, a equipe costuma ir rápido para a frente, com muito perigo e objetividade. Foi assim, inclusive, que saiu o primeiro gol contra o Flamengo, na primeira partida da Libertadores.

Já na defesa, há algumas falhas que o Mais Querido pode aproveitar. Para começar, mesmo com um jogo a menos que a maioria dos times, Flamengo e Vélez são as duas equipes que mais sofreram gol na fase de grupos dentre os classificados, depois do Olímpia. O rubro-negro tomou 9 gols e o time argentino 8.

O Vélez é um time que deixa espaço na entrada da área, entre a linha de defesa e os volantes. Os meias do Flamengo, então, podem explorar esse espaço, tanto para dar uma enfiada de bola, como, principalmente, para a finalização. O terceiro gol do rubro-negro na primeira partida, um verdadeiro golaço do Arrascaeta, foi dessa forma. Além disso, 3 dos 8 gols sofridos pela equipe foram de fora da área, um de cada adversário. O time argentino também deixa a desejar nas bolas aéreas defensivas, tanto de escanteio, como falta. Então, se o Mais Querido souber explorar isso, tem tudo para sair com a vitória.