Analise tática de Flamengo e Palmeiras

Equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, pela primeira rodada do Brasileirão

Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste domingo (30/05), às 16h, no Maracanã, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. São os dois últimos times que foram campeões da competição e, inclusive, protagonizaram a final da Supercopa desta temporada. A tendência é que seja uma baita partida.

O rubro-negro vai ter um desfalque enorme: Gabigol. Sem o camisa 9, Pedro deve assumir a titularidade. O centroavante tem um estilo diferente, de prender mais a bola e abrir espaços, enquanto Gabriel se movimenta mais e explora os buracos na defesa.

Assim, o provável é que o Flamengo atue, com a bola, em uma espécie de 3-1-5-1, com: Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís na primeira linha; Diego de primeiro volante; Isla na ala-direita, Everton Ribeiro de meia-direita, Gerson como meia centralizado, Arrascaeta de meia esquerda e Bruno Henrique na ala-esquerda, com Pedro de pivô.

A formação deve variar para um 3-1-4-2, com Bruno Henrique se aproximando de Pedro, entrando bastante na área. A movimentação, inclusive, será fundamental para passar pela defesa alviverde, com os jogadores de frente explorando o espaço deixado pelo centroavante, quando ele sair da área para fazer o pivô.

O Palmeiras, por sua vez, atua em uma formação com 3 zagueiros “descarada”, sendo 3 defensores de ofício na função. O time tem o ótimo Gustavo Gomez, o experiente Luan e o jovem promissor Renan na zaga. Além disso, a equipe atua com os laterais, assim, em alguns momentos, fica em um 5-3-2 e em outros um 3-5-2.

Felipe Melo é o primeiro volante de proteção, que tem Danilo ao lado. Raphael Veiga é o meia armador e, mais na frente, Rony atua como um segundo atacante veloz e Luiz Adriano como um centroavante móvel. O time explora muito a velocidade e os lançamentos nas partidas, buscando muitas vezes a ligação direta.

Para o Flamengo, o ponto positivo do estilo do Palmeiras é que, por buscar muito a ligação direta, o time acaba desperdiçando muitas posses de bola, pois fica mais previsível. Porém, ao mesmo tempo, o Mais Querido precisa tomar todo cuidado com esses lançamentos, já que o rubro-negro é uma equipe que atua com as linhas altas e qualquer erro contra um adversário veloz e técnico pode ser fatal. Além disso, o alviverde tem muita força na bola aérea defensiva e ofensiva, ponto que está sendo muito frágil na atual temporada do elenco comandado por Rogério Ceni.

Ainda assim, se estiver com atenção nos lançamentos do Palmeiras e fizer a troca de passes com velocidade, explorando os buracos na defesa adversária, o Flamengo tem tudo para sair vitorioso. A equipe paulista as vezes acaba deixando espaço na frente da área, que pode ser letais para o Mais Querido, seja no passe ou na finalização. É preciso estar ligado o jogo inteiro, tanto na defesa, como no ataque