Análise Tática Bragantino x Flamengo: Desfalques e muita pressão

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro

Que fase! Flamengo tem pior início de Brasileirão desde 2015
Foto: Gilvan de Souza/CRF

O Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino nesta quarta-feira (08/06), às 20h30, fora de casa, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido vai a campo muito pressionado. Com resultados e desempenhos ruins, o time precisa vencer de qualquer forma para se reerguer na competição e manter Paulo Sousa vivo no cargo.

Mas, para isso, a equipe precisa passar por cima dos desfalques. Ao todo, são sete: Santos, Fabrício Bruno e Matheus França, lesionados, Pablo, David Luiz e Bruno Henrique, suspensos, além de Arrascaeta, convocado. Para o gol, Hugo Souza deve continuar, enquanto Léo Pereira tende a iniciar na zaga. Já nas outras posições, algumas opções.

Caso Paulo Sousa mantenha o 4-2-3-1 dos últimos jogos, o time poderia ficar com Rodrigo Caio e Léo Pereira na zaga, sendo Matheuzinho e Ayrton Lucas ou Filipe Luís nas laterais. A escolha da esquerda vai muito pela estratégia do jogo. Isso porque, o mais jovem tem como característica dar profundidade, indo com velocidade para o fundo, enquanto o veterano constrói por dentro.

Para a dupla de volantes, uma dúvida sobre quem fica de primeiro. Arão foi muito mal contra o Fortaleza e, então, pode perder a vaga. Thiago Maia e João Gomes lutam por essa posição. Já de segundo volante, Andreas Pereira foi muito bem nos últimos dois jogos, dando dinâmica à equipe, acelerando os passes e rodando o jogo.

Na linha ofensiva, Everton Ribeiro fica na meia-direita. Já o meia-armador centralizado pode ser o próprio Andreas, como contra o Fortaleza, mas não é o mais indicado. Isso porque, ele não rende da mesma forma na posição, indo melhor mais recuado. Assim, Vitinho e Lázaro são os que vão melhor como “camisa 10”, para substituir Arrascaeta.

Já no lugar de Bruno Henrique pela esquerda, justamente Vitinho e Lázaro são os mais indicados. A dupla pode iniciar o confronto caso o Flamengo atue no 4-2-3-1, tendo esse revezamento de quem fica aberto e quem centraliza. Pelo lado, Vitinho é mais “imprevisível”, pois, por ser ambidestro, pode cortar para dentro ou ir para o fundo. Já Lázaro faz boa temporada na ala-esquerda, sendo ótimo construtor.

Gabigol, por sua vez, ficaria de referência. Entretanto, uma outra opção bem interessante seria a de atuar em um 4-4-2, colocando justamente o camisa 9 como segundo atacante, ao lado de Pedro. Assim, Gabi seria o atleta mais solto, se movimentando pelo campo e ajudando na construção das jogadas, com o companheiro fazendo o pivô na frente.

Dessa forma, ao invés de ter necessariamente um meia centralizado, o time teria dois construtores pelo lado, que centralizam, tendo o apoio de Gabigol por dentro. Esses atletas seriam Everton Ribeiro na direita e Vitinho disputando a posição com Lázaro na esquerda. Os avanços dos laterais e de Andreas Pereira também será fundamental.

Ou seja, mesmo com desfalques, Paulo Sousa tem ótimas opções para a partida. Mas, além de escolher os jogadores, o coletivo precisa funcionar. Equipe precisa atuar compacta, sem deixar espaços entre as linhas, com vontade, marcando pressão e caprichando. Não pode cometer os mesmos erros técnicos do jogo anterior. Caso faça isso, tem tudo para sair com a vitória.