Absurdo! Uefa não vai punir Atlético de Madrid por cantos racistas contra Vinícius Jr

Ataque contra Garoto do Ninho aconteceu antes da partida contra a Inter de Milão

Vinícius Jr volta a sofrer racismo na Espanha (Foto: Reprodução)

A UEFA informou que não irá punir o Atlético de Madrid por cantos racistas contra Vinícius Jr da torcida colchonera. De acordo com a apuração do site “UOL Esportes”, a entidade futebolística declarou que o ocorrido está fora do escopo da própria regulação. Portanto, não haverá qualquer medida contra os espanhóis na Champions League.

Os insultos racistas vindo da torcida do Atlético de Madrid foram flagrados no pré-jogo contra a Inter de Milão, pelas oitavas de final da maior competição europeia. Em vídeos vazados na internet, torcedores colchoneros cantaram nos arredores Estádio Metropolitano: “Ale, ale, ale, ale, Vinícius é um chimpazé”.

O Garoto do Ninho chegou a se manifestar nas redes sociais após o ocorrido cobrando uma atitude da UEFA. Contudo, a entidade mais uma vez deixa de se posicionar contra os atos racistas e alega não poder fazer nada referente ao caso. Além disso, a instituição alega que espera atitude das autoridades locais. Segue abaixo o comunicado:

“O alegado incidente cai fora do escopo de competência da regulação da UEFA.

A UEFA veementemente condenada todas as formas de racismo, discriminação e intolerância. Nós acreditamos que as autoridades vão agir firmemente para lidar com tal comportamento, sinalizando claramente que esse ato depreciativo é inaceitável e não será tolerado.”

Impunidade

O Real Madrid, clube de Vinícius Jr, chegou a denunciar o caso para a polícia espanhola. Porém, até o momento nenhuma medida foi tomada. Enquanto isso, pela regulação disciplinar da UEFA, manifestações racistas de torcedores são proibidas e geram punições aos clubes. Pelo artigo 14, parágrafo segundo, podem inclusive levar ao fechamento do estádio, ou multa.

O artigo 156, afirma que os clubes são responsáveis pela ordem dentro e fora do estádio. Todavia, esta obrigação deixa de existir se as instituições mostrarem que não foram negligentes. De qualquer forma, até o presente momento, nenhuma atitude foi tomada contra o mais recente episódio de racismo contra Vinícius na Espanha.