A temporada 2022 terminou com dois títulos mega importantes para o Flamengo. A Copa do Brasil e a Libertadores. Fora isso, o time voltou a mostrar um bom futebol nas mãos de Dorival Júnior e finalmente Pedro e Gabigol foram colocados juntos no time. Entretanto, o ano não começou nesse tom e o time passou por dificuldades até se acertar. A prova disso, é o número de duplas ou trio de zaga que o Fla teve em 2022.
O rubro-negro chegou ao fim do ano com o número de 24 defesas titulares diferentes escaladas durante o ano. David Luiz e Léo Pereira, que se consolidaram como a dupla titular do “time de Copas”, foram os recordistas: 20 partidas juntos (65% de aproveitamento).
O ex-treinador Paulo Sousa, que começou a temporada, foi o que mais trocou defensores. Vale lembrar inclusive que o Português usava 3 zagueiros na maioria de suas escalações. Com isso, foram usadas com ele, 19 zagas diferentes. Já Dorival Dorival escalou nove duplas.
Para a temporada 2023, agora sob o comando de Vitor Pereira, o Flamengo renovou com David Luiz, Léo Pereira, e segue com Pablo, Fabrício Bruno e Cleiton à disposição. Rodrigo Caio, que pouco atuou por causa de problemas físicos, está liberado para treinar normalmente com o restante dos companheiros.