O Flamengo vai ao Piauí no dia 01/05, enfrentar o Altos, pela terceira fase da Copa do Brasil. Como uma forma de presentear o estado, que tem grande torcida do Mais Querido, além de melhorar as condições para os atletas rubro-negros, o clube carioca investiu R$ 100 mil em reformas do Estádio Albertão, palco da partida.
Após a definição do duelo no Piauí, o Flamengo acionou Leandro Leme, diretor do Ninho do Urubu e responsável pelo gerenciamento de questões referentes aos gramados do CT. Depois disso, enviou um engenheiro agrônomo para analisar o gramado do Albertão, que não passava por modernização há bastante tempo.
A ação foi feita em parceria com a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), administradora do Albertão. O estádio está fechado desde 4 de abril, sem partidas ou treinamentos. A expectativa é que as reformas sejam concluídas no dia da estreia do Flamengo na Copa do Brasil.
No local, foram identificadas pelo Flamengo diferentes espécies de grama, então começou um processo de uniformização. O gramado está sendo furado e descompactado para deixar o campo mais macio e rebaixado. Há um nivelamento da superfície com areia sendo feita, adubação e corte para colocação de grama com altura de 23 milímetros, medidas padronizadas pelo Flamengo no CT e Maracanã, além de marcações com o padrão Fifa.
O custo total da reforma do gramado foi de cerca de R$ 100 mil, financiado inteiramente pelo Flamengo. O ato mostra um zelo importante da diretoria com os atletas. Lembrando que no começo do ano, o clube também fez reformas no estádio da Portuguesa, no qual o time atuou no início do Carioca.
Vale destacar que, além do gramado, há uma outra reforma acontecendo no Albertão, com objetivo de aumentar a capacidade do estádio. Até o começo do mês, o público máximo era de 13.500 pessoas, mas a intenção é de que comporte cerca de 40 mil pessoas já para o jogo contra o Flamengo. Essa obra, por sua vez, não terá financiamento do Flamengo e está sendo tocada pela Fundespi.