O Flamengo estreou na Libertadores 2022, nesta terça-feira (05/04), contra o Sporting Cristal. Atuando fora de casa, o Mais Querido conseguiu a vitória por 2 a 0, com gols de Bruno Henrique e Matheuzinho. Entretanto, a atuação em si gerou muitas críticas ao time e os números mostram que o rendimento foi, de fato, abaixo do padrão.
Mesmo o Flamengo sendo uma equipe muito superior tecnicamente do que o Sporting Cristal, o Mais Querido teve menos posse. Ao todo, de acordo com o aplicativo “SofaScore”, o rubro-negro ficou 48% do tempo com a bola, enquanto o time peruano 52%. As finalizações também deixam claro isso, com ambos dando 9 chutes.
A diferença foi a pontaria. Dos 9 chutes, o Flamengo acertou 4 vezes o alvo, balançando as redes duas vezes. Já o Sporting Cristal só deu dois chutes na direção do gol, sem marcar nenhuma vez.
O Mais Querido também teve número de passes inferior ao Sporting Cristal. O time carioca deu 378, com um aproveitamento de 81%. Já a equipe peruana acertou 411, com 81%. Na defesa, o Sporting deu 18 interceptações, enquanto o Flamengo interceptou 10. Nos desarmes, por sua vez, o rubro-negro teve 21 e 17 cortes, enquanto o adversário desarmou 17 vezes e cortou 8.