Filipe Luís começou a temporada 2022 voando. Atuando mais como zagueiro desde a chegada do técnico Paulo Sousa, e mesmo aos 36 anos, o veterano lateral é um dos melhores jogadores do Flamengo neste ano e é uma das peças-chave no esquema tático do Mister.
De acordo com o levantamento realizado pelo Rubro-Negro, nos dois últimos jogos, Filipe foi o jogador que mais teve a bola no pé e dentre os atletas de sua posição, foi quem alcançou as maiores médias de distância percorrida e distância em alta velocidade.
Siga o Diário do Fla no Twitter
Além da qualidade técnica, o camisa 16 do Mais Querido anda se destacando bastante na parte física. Terminando a temporada 2021 com uma lesão na panturrilha esquerda, no dia 2 de dezembro, Filipe Luís teve um processo de recuperação de 45 dias, começando com trabalho integral no CT e não se descuidando durante as férias.
De acordo com o ”GE”, o lateral/zagueiro e o departamento médico criaram um planejamento para que o jogador estivesse bem no início da pré-temporada. Com orientação do fisioterapeuta Márcio Puglia, em encontros virtuais, Filipe realizou trabalhos de força e resistência até estar apto para retornar aos treinamentos em campo.
Acompanhe o Diário do Fla no Instagram
Visando a recuperação, Filipe Luís chegou a utilizar uma pista de atletismo para realizar os exercícios. Ainda segundo o ”GE”, uma semana antes da reapresentação do elenco Rubro-Negro, o camisa 16 fez a utilização de bola para simular situações de jogo, considerada a última etapa do processo de recuperação. Nesse sentido, uma semana depois, no dia 10 de janeiro, o atleta estava em condições para realizar os treinos de pré-temporada com os companheiros.
Além disso, para aumentar o desempenho em alto rendimento, o jogador passou a usar suplementação alimentar, coisa que evitava até o fim do ano passado. Com o incentivo de Paulo Cavalcanti, nutricionista do Mais Querido, Filipe usa os suplementos antes e depois dos treinos e também em casa, para auxiliar na recuperação muscular. Além disso, Paulo e Bruna Ribeiro, nutricionista responsável pela alimentação do CT, criaram um plano alimentar para o camisa 16.