A nadadora Gabrielle Roncato, que competiu nas Olimpíadas Rio 2016 e Tóquio 2020, apareceu na lista divulgada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) de atletas brasileiros suspensos provisoriamente por violação das regras de antidoping da, segundo informações do “GE.com”. O teste antidoping da atleta do Flamengo apresentou os diuréticos proibidos furosemida, hidrocloriatizida e metabólito de clorotiazida.
Siga o Diário do Fla no Twitter
A profissional foi submetida a um teste surpresa no dia 14 de janeiro, fora do período de competições. Os diuréticos apresentados não melhoram a performance dos atletas, mas são proibidos pela Agência Mundial Antidoping (Wada) por mascararem substâncias dopante. Gabi Roncatto, Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) e o Flamengo ficaram sabendo do resultado no início de fevereiro, quando a nadadora se afastou imediatamente dos treinamentos.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Gabi Roncatto já está preparando a defesa e vai passar por audiência no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). A rubro-negra foi a nadadora mais jovem do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, competindo no revezamento 4x200m livre. Ela disputou também as Olimpíadas de Tóquio 2020, além do Mundial de Piscina Curta em Abu Dhabi. Pelo Mengão, o primeiro campeonato do ano seria o Troféu Brasil Maria Lenk, previsto para abril.
Curta o Diário do Fla no Facebook
Veja a íntegra da nota da CBDA
“A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos recebeu, no início de fevereiro, uma notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem referente a um teste positivo de um (a) atleta de Natação realizado em janeiro deste ano.
Desde então, conforme determinação ABCD, o (a) atleta está suspenso (a) até que o julgamento seja realizado. O caso corre em sigilo.”