A arbitragem brasileira sempre deixou a desejar, mas nas últimas partidas as críticas tem crescido bastante. Os árbitros parecem não ter muito critérios nas marcações e agem de acordo com o momento. O uso do VAR também tem sido bastante discutido.
De acordo com o “UOL Esporte”, a CBF está insatisfeita com os últimos acontecimentos e planeja ter uma conversa com Leonardo Gaciba, presidente da comissão nacional de arbitragem e outras membros da comissão para deixar bem claro que as coisas estão saindo do rumo. Os dirigentes da entidade acham que mesmo com o investimento, o nível da arbitragem brasileira não está melhorando, apesar disso, ainda não pensam em trocar o comando da comissão. Análise Tática Flamengo 2 x 2 Athletico: Faltou criação.
Ainda na gestão de Rogério Caboclo, foi alugado um prédio na mesma rua da CBF para abrigar a central do VAR, mas o presidente interino, Ednaldo Rodrigues, não gostou muito dessa ideia. Ednaldo irá receber Sérgio Coelho, presidente do Atlético-MG, neste quinta-feira para conversar sobre a arbitragem. A entidade não quer se indispor com os clubes porque caso a suspensão de Caboclo seja ampliada, haverá novas eleições.
Mesmo diante das críticas, Gaciba tem trabalhado com tranquilidade e entende que as reclamações envolvendo a arbitragem é da cultura brasileira, mas ainda está na corda bamba. Que atuação! Thiago Maia alcança excelentes números na Arena da Baixada.