Depois de experiências por parte de clubes europeus como Atlético de Madrid, Barcelona, Juventus, PSG, entre outros, chegou a vez dos brasileiros explorarem o chamado “Fan Token”. Inicialmente, Atlético-MG e Corinthians se abriram para o novo mercado. De acordo com uma matéria do jornalista Gilmar Ferreira, do Extra, o Flamengo deve anunciar o seu “Fan Token” em breve.
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O “Fan Token” é uma moeda digital feita para os torcedores. Dessa forma, ao adquirirem a moeda, eles conquistam benefícios, que podem variar dependendo do clube. Alguns desses benefícios são: ingressos, promoções, itens oficiais e, até mesmo, a possibilidade de participar de decisões internas do clube.
Segundo Gilmar Ferreira, o PSG, recentemente, relacionou o seu “Fan Token” à contratação de Lionel Messi. Da mesma forma como Atlético-MG e Corinthians fizeram com as contratações de Diego Costa e Willian respectivamente.
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Além disso, o jornalista afirma que 3 empresas disputam a parceria com o Flamengo para o lançamento da moeda digital. No entanto, não revela quais são as empresas. O que se sabe é que o “Fan Token” rubro-negro estará disponível na “Socios.com”, ao lado de outros grandes clubes. Isso através de um contrato de cerca de R$ 30 milhões ao ano e com duração de 3 a 4 anos. Ou seja, o Mais Querido pode faturar algo entre 90 e 120 milhões de reais.
Com isso, o objetivo do Flamengo é crescer e alcançar o maior número de pessoas possível. Isso, portanto, fortalecerá o clube e ainda contribuirá para o projeto de internacionalização da marca rubro-negra.