Flamengo e ABC se enfrentaram nesta quinta-feira (05/08), na Arena das Dunas, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Mais Querido entrou praticamente classificado, devido a vitória por 6 a 0 na ida. Então, a equipe que atuou foi a reserva. O time dominou o jogo, que foi marcado por erros de arbitragem, devido a um pênalti não marcado e um gol anulado, no mínimo, polêmico. Ainda assim, o rubro-negro venceu por 1 a 0, com gol de João Gomes, e garantiu a vaga nas quartas.
O jogo começou com o ABC assustando. Primeiro, aos 5, em falta no meio de campo cruzada na área, em que a zaga afastou mal, a bola ficou viva, mas Matheuzinho afastou. No minuto seguinte, Wallyson recebeu enfiada pela direita e tinha a opção do passe para o companheiro, livre na pequena área, só que bateu cruzado, para fora. Entretanto, depois do susto inicial, o Flamengo passou a controlar a partida.
A resposta do Mais Querido foi logo aos 8. Matheuzinho deu bom passe para Vitinho, na entrada da área, que girou e bateu de esquerda, mas sem muita força. Logo em seguida, o ABC tentou lançamento, só que Ramon antecipou e, de cabeça, já lançou Pedro, de frente para o gol, com o goleiro adiantado. O centroavante deu um toque de cobertura, porém não pegou direito e a bola foi para fora.
O Mais Querido voltou a chegar com perigo aos 23. Pedro deu belo passe de calcanhar para Michael, que tinha a opção do passe para Rodinei, mas chutou de longe, com força, parando no destaque do primeiro tempo: o goleiro Welligton, do ABC. Aos 26, o Flamengo teve grande oportunidade em contra-ataque. Michael deu bonito toque de letra para Rodinei, que achou Thiago Maia na esquerda. O volante entrou na área e bateu cruzado, para fora.
Aos 41, o Flamengo quase acabou com o tabu de mais de 3 anos sem marcar gol de falta. Vitinho bateu com qualidade, no alto, por cima da barreira, mas parou em grande defesa de Wellington. Na cobrança do escanteio, a primeira polêmica. Léo Pereira pulou para cabecear e foi puxado. O árbitro não marcou o pênalti claro e o VAR também não chamou. Na outra batida, a zaga adversária afastou e Michael chutou de muito longe, quase enganando o goleiro.
No último minuto da primeira etapa, Thiago Maia deu bom passe para Vitinho, que girou e chutou de fora da área, cruzado, parando em bonita defesa do goleiro. No rebote, Matheuzinho bateu de primeira e o goleiro defendeu novamente. Já o segundo tempo começou com outra polêmica de arbitragem. Pedro deu lindo passe para Michael, que invadiu a área e chutou rasteiro, no cantinho, cruzado, mas o bandeirinha marcou impedimento. O lance é bem duvidoso e, pelas imagens, a impressão é que o atacante estava em posição legal, só que o VAR estava descalibrado e não traçou as linhas, mantendo a decisão do campo.
Pedro quase marcou um golaço aos 8. Vitinho deu belo passe e o centroavante já dominou driblando de letra e finalizando da entrada da área, mas pegou sem força. O jogo, entretanto, caiu muito de ritmo. Mauricinho demorou e, então, aos 27, fez 3 substituições. Tirou Léo Pereira, Thiago Maia e Matheuzinho, para botar os garotos Noga, Max e Lázaro. Dez minutos depois, Vitor Gabriel entrou na vaga de Michael.
Então, aos 39, o gol. Em contra-ataque, Pedro recebeu bola aberto na esquerda, brigou com os zagueiros, dominou e deu bela virada de jogo para Vitinho. O camisa 11 passou de cabeça, de primeira, para a infiltração de João Gomes, que entrou na área e bateu para o fundo das redes.
O ABC teve um bom momento aos 45, em cabeçada quase na pequena área, que parou em bela defesa de Gabriel Batista. O lance, entretanto, não valeria, pois o bandeira marcou impedimento. No minuto seguinte, quase o segundo gol do Flamengo. Pedro deu um passe lindo de letra para a infiltração de João Gomes pela esquerda, que cruzou na cabeça de Vitor Gabriel, na pequena área. O centroavante, por sua vez, não cabeceou bem e perdeu grande chance.
Com a vitória, o Flamengo chegou na oitava consecutiva e avançou para a próxima fase do torneio. O sorteio para definir os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil será realizado na sexta-feira (06/08), às 15h, na sede da CBF. Mais Querido agora foca no Campeonato Brasileiro. No domingo (08/08), a equipe encara o Internacional, às 18h15, no Maracanã, pela 15ª rodada da competição.