O Flamengo está perto de finalizar a transferência de Matheuzinho para o Corinthians em definitivo, mas com uma condição: uma cláusula que estabelece multa em caso de atraso nas parcelas pelo clube paulista. Embora o Flamengo já tenha enviado a proposta ao Corinthians, aguarda a resposta da equipe paulista para prosseguir com o acordo. O valor acordado é de 4 milhões de euros (R$ 21,4 milhões), e o Flamengo aceitou a oferta, sujeita a termos de pagamento ainda a serem confirmados.
Essa não é a primeira vez que o Corinthians se envolve em situações de atraso em transferências. Recentemente, o clube teve problemas com o Cuiabá e o Argentinos Juniors por Raniele e Fausto Vera, respectivamente, resultando em uma multa milionária por parte da FIFA. Em outra tentativa de negociação, o Flamengo chegou a considerar uma troca envolvendo o meia Fausto Vera, mas a dívida do Corinthians com o Argentinos Juniors, na casa dos R$ 20 milhões, inviabilizou o acordo.
Dada a situação delicada em relação aos atrasos anteriores, o Flamengo busca assegurar-se com a inclusão de uma cláusula que prevê multa ao clube paulista caso não haja cumprimento dos acordos financeiros por parte do Corinthians antes de finalizar a transferência de Matheuzinho.