Nesta terça-feira (17), o Brasil foi derrotado pelo Uruguai por 2 a 0, no Estádio Centenário, em Montevidéu, em partida válida pela 4ª rodada das Eliminatórias. Com uma atuação muito ruim, a Seleção esteve irreconhecível e viu a Azul Celeste comandar as ações no duelo e vencer merecidamente.
Na primeira etapa, o Brasil começou a partida tendo mais a posse de bola, mas no seu maior tempo com troca de passes entre os zagueiros e o goleiro. Com o passar dos minutos, a Seleção Brasileira passou a criar algumas jogadas, principalmente explorando a velocidade de Vini Jr, mas os jogadores de frente não estavam tão inspirados. Na primeira finalização da partida que aconteceu aos 41 minutos, Darwin Núnez conseguiu dar uma bela testada, após cruzamento de Araújo para abrir o marcado no Estádio Centenário. Antes do jogo ir para o intervalo, Neymar sofreu uma entrada dura de De La Cruz e foi substituído com muitas dores, o que deixou comissão técnica, jogadores e torcedores brasileiros muito preocupados. E o Uruguai foi para o intervalo com a vantagem no marcador.
Na segunda etapa, o Brasil voltou com as mesmas dificuldades da primeira etapa. Com Richarlison na vaga de Neymar, a Seleção Brasileira seguiu sem criatividade e em desvantagem no meio-campo. A melhor chegada do Brasil foi em uma cobrança de falta de Rodrygo que beijou o travessão. Em uma jogada de total desatenção da zaga brasileira, Darwin Núnez cruzou para De La Cruz ampliar o marcador. Após o segundo gol, o Brasil se desorganizou completamente e o Uruguai, com direito a gritos de ‘olé’ pela sua torcida, conseguiu rodar a bola e controlar o jogo até o apito final.
Com o resultado, o Brasil perdeu a oportunidade de encostar na Argentina na liderança da competição. A Seleção volta a campo no dia 16 de novembro, contra a Colômbia, em Barranquilla, em partida válida pela 5ª rodada das Eliminatórias.