Zico foi homenageado neste sábado pelo Kashima Antlers, clube japonês o qual defendeu na década de 90. O ídolo do Flamengo é considerado um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento do futebol japonês, sendo referência no país.
No gesto, o brasileiro teve o rosto estampado em um mural presente nos acessos do estádio Kashima. A cerimônia de inauguração da obra teve a presença de Zico. A arte se destaca por ter as palavras “trabalho, lealdade e respeito”. Valores que os japonês valorizavam no brasileiro, além do bom futebol.
ジーコCAの現役引退30周年記念プロジェクトの一環として、カシマスタジアム 3ゲート階段の壁面にジーコCAを描いたアートが完成しました!#antlers #ObrigadoZICO #鹿島アントラーズ
本日のホーム新潟戦から、一般公開がスタートしています。
ぜひ、ご覧ください!https://t.co/UFvRvF8yZU https://t.co/gaaBGUNeRn pic.twitter.com/tBaJHYx81G
— 鹿島アントラーズ (@atlrs_official) June 16, 2024
Passagem pelo Kashima
O eterno camisa 10 do Flamengo se juntou ao Kashima Antlers em 1991. Na época, o clube era conhecido como Sumitomo Metal Industries. A chegada do Galinho de Quintino marcou uma nova época no futebol japonês. Com uma vasta experiência e um talento inimaginável pelos locais, Zico ajudou a elevar o nível do futebol no Japão.
No Kashima, o meia jogou até 1994, onde chegou a participar da transição do clube para a recém-criada J-League, atual liga profissional de futebol do Japão. O ex-jogador se tornou um símbolo no país, onde é cultivado até hoje como ídolo.