Zico retorna nesta manhã para o Japão, onde é diretor técnico do Kashima Antlers, após passar pouco mais de duas semanas no Brasil. Contudo, o ídolo eterno da Nação não sabe se conseguirá assistir a partida contra o Olimpia, desta quarta-feira, pela Libertadores. Entretanto, Galinha admitiu a ESPN Brasil, que torcerá como nunca porque agora o técnico é o velho amigo Renato Gaúcho.
A dupla junta conquistou a Copa União, em 1987, e a Taça Guanabara, em 1988, pelo Flamengo. Zico relembra que estava presente na transição de Renato para se tornar técnico, e que realizou proposta para ser treinador do Centro de Futebol Zico.
“Poucos sabem que o primeiro cara a convidar o Renato para ser técnico fui eu. Eu estava no CFZ, Centro de Futebol Zico, na segunda divisão [em 2000]. Foi no ano em que ele deixou de ser jogador e começou a ser técnico. Eu pensei: ‘Pô, Renato tem tudo para ser um bom técnico pelo carisma dele, pela sua forma de tratar o coletivo’. Aí falei: ‘Renato, vem aqui para ser técnico meu para a gente subir e tal”, disse Zico.
Apesar da relação de amizade e de confiança, Renato recusou o convite de Galinho, e foi acertar com o Madureira. A equipe da Zona Norte do Rio, estava na primeira divisão junto com os principais clubes da região. Portanto, o atual treinador Rubro-Negro, optou por escolher o clube que lhe daria mais visibilidade.
“Até hoje eu falo: ‘Pipocou pra mim, hein’. [risos]. Mas ele foi para o Madureira, fez um bom trabalho e seguiu a carreira dele. É um cara que tem uma boa experiência dentro e fora do campo”, concorda Zico com a decisão do treinador na época.
Siga Diário do Fla no Instagram
Zico fala sobre Renato como treinador do Flamengo
A entidade futebolística Rubro-Negra, diz que vê em Renato, a capacidade de lidar e de treinar um elenco repleto de estrelas, como o do atual Flamengo. Destaca, características como o carisma, o profissionalismo e a capacidade de ser justo do treinador.
“Aí é relacionamento do dia a dia, entendeu? Seriedade, te facilitar na hora que tem de facilitar e te cobrar na hora que tem de cobrar. Entender a questão do profissionalismo. Ele faz isso muito bem. É um cara altamente justo, correto. A vida dele pessoal é muito bacana, muito bonita. Isso tem reflexo lá dentro, no campo. É um cara que não prejudica ninguém, não atrapalha a vida de ninguém. E é gostoso porque é irreverente, brinca, sai do lugar comum”, disse Zico.
Por fim, Galinho afirmou que mesmo do outro lado do planeta, vai arrumar um jeito de acompanhar o clube.
“Vamos torcer para que venham as conquistas porque tu só marca a tua história em um clube com conquistas, e o Flamengo é candidato a essas conquistas”, finalizou Zico.