Vice presidente da CBF pede que eleição presidencial da entidade seja suspensa

Escolha do novo mandatário está marcada para dia 23 de março

Vice presidente da CBF pede que eleição presidencial da entidade seja suspensa
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O ambiente interno da CBF vive um caos. De acordo com o portal “UOL”, um dos vice-presidentes da entidade, Gustavo Feijó e opositor declarado de Ednaldo Rodrigues, enviou um pedido nesta quinta-feira à Comissão Eleitoral da entidade para que a eleição que está marcada para acontecer no dia 23 de março, próxima quarta-feira, seja suspensa.

O motivo que o dirigente alega para a suspensão é de que os clubes do Brasileirão Feminino não participaram da alteração estatuária que definiu as regras do pleito. Gustavo ainda diz que Ednaldo não poderia ter convocado a eleição e pediu uma liminar que impeça a eleição de acontecer.

No documento enviado para Comissão Eleitoral, o vice afirma que o fato de apenas clubes da primeira divisão masculina terem participado da reunião é “indevida discriminação, que é vedada pelo ordenamento jurídico pátrio e, sobretudo, pelo Estatuto da CBF”. Gustavo se baseia no artigo 22 da Lei Pelé que dize que o colégio eleitoral deve ser formado por “representantes das agremiações participantes da primeira e segunda divisões do campeonato de âmbito nacional”.

Outro ponto abordado no documento é que Gustavo afirma que a convocação da eleição não poderia ser feita por Ednaldo Rodrigues, atual presidente. Para ele, Quem deveria ter feito era a comissão eleitoral. “Ednaldo arvorou-se em questões eleitorais, usurpando a competência da comissão e ferindo de morte a disposição da Lei Pelé”, escreveu, citando o inciso VI do artigo 22.

Enquanto o prazo da liminar não sai, Ednaldo está concluindo sua chapa para concorrer e definindo quem serão os oito vices que ficaram ao seu lado, obviamente, Gustavo Feijó não é um deles. O prazo para as chapas se inscreverem termina nesta sexta-feira (18). O vencedor terá um mandato de quatro anos.