Varrida! Flamengo faz 69 a 58 no Paulistano e alcança final do NBB pela oitava vez na história

O principal destaque da partida foi o ala-pivô Olivinha, que anotou um duplo-duplo com 12 pontos e 12 rebotes.

O Flamengo derrotou o Paulistano por 69 a 58 neste sábado no Maracanãzinho e varreu o adversário na semifinal do NBB. Com 3 a 0 na série, o rubro-negro alcançou a final do torneio nacional de basquete pela oitava vez em sua história. Agora o Mengão aguarda a definição do adversário nas finais. São Paulo x Minas fazem o jogo três ainda neste sábado. A primeira final acontece no próximo sábado, 22 de maio.

* Seja fã da nossa página no Facebook

O principal destaque da partida foi o ala-pivô Olivinha, que anotou um duplo-duplo com 12 pontos e 12 rebotes. O atleta conseguiu uma expressiva marca na partida deste sábado. Com 316 partidas pelo Fla no NBB superou o maior jogador de basquete da história do clube, Marcelinho Machado, em número de jogos pelo Fla no torneio.

* Siga o Diário do Fla no Twitter

“Estou super feliz por mais um objetivo alcançado. O NBB é super importante para a gente. O primeiro objetivo era chegar na final e agora vamos em busca desse título. Essa marca de 316 jogos é muito significativa. Minha expectativa é de uma final muito bem jogada, vindo São Paulo ou Minas. Já vamos começar a estudar os dois”, declarou o ala-pivô ao final do duelo.

O jogo

A equipe rubro-negra iniciou o jogo tentando impor o seu favoritismo no confronto e explorando a necessidade do adversário em obter o resultado para levar a série ao quarto jogo. Na primeira etapa do duelo o Fla usou a rotatividade de seus jogadores em quadra para ganhar profundidade nas jogadas. A intensidade defensiva do Fla no Maracanãzinho foi decisiva para a vitória parcial no primeiro quarto: 17 a 12.

* Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

Para tentar diminuir o ímpeto ofensivo do Paulistano, o Flamengo realizou uma marcação por zona. Embora seja o melhor clube em aproveitamento nos arremessos de três nessa edição do NBB o rubro-negro teve baixo aproveitamento desta jogada até a metade do segundo período e viu o Paulistano encostar no marcador. Mais próximo da cesta, o Fla foi entendendo as melhores condições de arremesso e conseguia manter a vantagem construída no primeiro quarto. Ao final do segundo quarto, o placar marcava 34 a 30 para o Flamengo.

* Olivinha celebra quebra de marca de Marcelinho Machado

Com o início da segunda etapa do jogo o Flamengo conseguiu aproveitar a desatenção inicial do time paulista e conseguiu imprimir a sua maior diferença no jogo graças ao espetacular aproveitamento de Marquinhos nos arremessos. Os primeiros sete pontos do Fla no terceiro quarto foram dele. O baixo aproveitamento no arremesso tanto de Flamengo quanto de Paulistano fez com que o placar não se alterasse tanto. Foi um jogo de defesas mais sólidas que ataques. Ao fim do período, o Fla seguia à frente com onze pontos de vantagem (52 a 41).

No último período da partida o panorama se manteve. As defesas seguiam levando a melhor sobre os ataques, que permaneciam errando muito os arremessos. Assim como no terceiro quarto, o Fla conseguiu usar os minutos iniciais do período para ampliar  vantagem construída ao longo da partida, aproximando-se cada vez mais da vitória.