A Conmebol divulgou os áudios do VAR durante as principais checagens do confronto entre Flamengo e Olimpia. Contudo, o meia Arrascaeta foi o protagonista em dois lances polêmicos no primeiro confronto das quartas de final da Libertadores. O craque Rubro-Negro foi absolvido por choque em lateral do Olimpia e foi derrubado na área.
Primeiramente, o camisa 14 tem um forte encontro com o lateral da equipe adversária após sofrer falta. Em vídeo divulgado pela Conmebol, mostra que o VAR interpretou o lance como “choque acidental” do craque Rubro-Negro. Entretanto, a decisão do árbitro de vídeo não foi bem aceita pela torcida adversária, que fazia pressão para a expulsão. A trombada deixou Victor Salazar desacordado e o jogador teve que sair de campo na ambulância.
O VAR checou a jogada através de duas câmeras, uma aproximada e outra do lado inverso da jogada. “A falta é claramente do Olimpia e a mão do Flamengo golpeia sem querer”, disse o argentino Mauro Vigliano, responsável pelo uso da tecnologia.
Segunda participação do VAR
Além disso, o recuso tecnológico indicou ao árbitro Fernando Rapallini que verificasse um possível pênalti em Arrascaeta. Do mesmo modo, o árbitro de campo guiado pelo VAR assinalou a penalidade após checagem das imagens. A decisão incendiou a partida, ao passo que cancelaria o cartão vermelho aplicado em Filipe Luís, devido a antecedência da penalidade. Em suma, o lateral Rubro-Negro permaneceu em campo e Gabigol converteu o pênalti e abriu 2 a 0 no placar.
Siga Diário do Fla no Instagram
Após a vitória em Assunção, o Flamengo usou as redes sociais para desejar “uma pronta recuperação ao lateral-direito Salazar”. Seguindo o exemplo, Arrascaeta também se manifestou no mesmo sentindo. “Pronta recuperação para nosso colega. (Quero) pedir desculpas pelo golpe involuntário”, disse o uruguaio.
O Olimpia não ficou satisfeito com a atuação do VAR na partida. Todavia o técnico, Sergio Ortemán classificou a presença do árbitro do vídeo como vergonhosa. Apesar das polêmicas, o Fla saiu do Paraguaio com a vitória por 4 a 1, e deixa bem encaminhada a classificação. Agora a equipe Rubro-Nega pode perder por até 3 gols de diferença no jogo de volta, 18 de agosto, em Brasília.