Este texto é um relato da conturbada viagem deste repórter que vos escreve e ao mesmo tempo uma espécie de guia para os torcedores Rubro-Negros que chegarão à cidade até sábado. A reportagem chegou a Montevidéu na última segunda-feira e teve alguns contratempos com a documentação no aeroporto, então aqui se poderá ver algumas dicas para os próximos dias para quem viajará ao Uruguai para a final da Libertadores.
Siga o Diário do Fla no Twitter
Documentação
Para viajar ao Uruguai, é exigido pelo governo local um teste PCR de Covid-19, comprovado negativo, feito nas 72 horas antes do voo. Grande parte das empresas que fornece os exames trabalha com um mínimo de 48 horas para a divulgação do resultado. Contudo, este link dá desconto especial, com prazo de menos de um dia para os torcedores que irão a Montevidéu.
Além do PCR negativo, o Uruguai também exige um comprovante de vacinação, que pode ser mostrado tanto impresso, quanto pela carteira de vacinação digital, que pode ser conseguida através do aplicativo Conect SUS. Os dois documentos citados até aqui, e o próximo a seguir são pedidos ainda nos aeroportos do Brasil. Não é permitido o embarque de viajantes a Montevidéu sem estes comprovantes.
A confusão maior é causada pela Declaração Juramentada de Imigrantes no Uruguai. Neste documento, o governo uruguaio pede informações pessoais, de voo, de exame PCR, comprovante de vacinação e outros. Sem o preenchimento do formulário, não é permitida a entrada no país. Contudo, há uma divergência quanto ao local para realização da declaração.
Acompanhe o Diário do Fla no Instagram
Na internet, é possível encontrar alguns links, em português e em espanhol para o preenchimento da documentação. No entanto, apesar das informações corretas e confirmação do governo uruguaio sobre a declaração, alguns passageiros não conseguem abrir o arquivo onde é gerado o QR code de liberação. O mesmo aparece como corrompido ou inexistente. Também é informado ao fim do processo que o documento será mandado ao e-mail do solicitante, o que não ocorre em alguns casos.
Para solucionar o problema, o documento deve ser preenchido pelo aplicativo ‘Coronavirus UY’, presente nas lojas de apps da Apple e Android. Através do vídeo abaixo, é possível ver o passo a passo para a obtenção da declaração, que é solicitada. É possível embarcar nos aeroportos brasileiros com o documento impresso. Contudo, nos aeroportos uruguaios é obrigatório a apresentação no formato digital, com a leitura do QR code.
Ver essa foto no Instagram
Montevidéu
Ao pousar na capital uruguaia, a grande maioria dos torcedores vai desembarcar pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, o mais próximo do estádio Centenário. Se chegar ao longo do dia, pode encontrar táxis que aceitam cartões de crédito e carros por aplicativo. Contudo, a situação é adversa durante a madrugada, onde é pouco provável a aparição dos automóveis por aplicativo. Então, táxis compartilhados com outros torcedores pode ser uma boa opção.
Se não trocou reais por pesos uruguaios no Brasil, não é aconselhado fazê-lo no aeroporto de Montevidéu. O real, apesar de mais valorizado, tem cotação ruim no local e o viajante acaba saindo no prejuízo. Faça a troca no aeroporto apenas em caso de extrema necessidade. No centro da cidade, principalmente ao longo da Avenida 9 de Julho, casas de câmbio apresentam melhores cotações.
Curta o Diário do Fla no Facebook
Não se assuste com os valores. No Uruguai, os números são sempre ‘exagerados’. A fins de comparação, quando se compra um refrigerante 2 litros no Brasil no mercado, se paga em média R$ 5, já em Montevidéu, é possível ver valores, para o mesmo produto, na casa dos 150 pesos. Apesar do real estar mais valorizado que o peso, o poder de compra no Uruguai não é dos melhores e o custo de produtos, alimentação e serviços não é barato.
Uma dica é usar o cartão de crédito no país. O governo uruguaio está dando desconto especial, principalmente em restaurantes e bares, para incentivar o turismo no país. Evite atrasos no aeroporto, se programe financeiramente para passar os dias na capital uruguaia e se atente aos documentos que serão exigidos pelo governo do país e pela Conmebol para ter uma viagem tranquila.