Vinícius Jr teve uma grande vitória no combate contra o racismo na Espanha. Nesta segunda-feira, três torcedores do Valencia foram condenados à prisão por proferirem insultos racistas ao Garoto do Ninho. A justiça espanhola sentenciou o trio a cumprir oito meses de reclusão. Além disso, os condenados também não poderão frequentar estádios de futebol durante o período de dois anos.
O episódio aconteceu no estádio Mestalla, durante uma partida do Campeonato Espanhol, no dia 21 de maio do ano passado. Na ocasião, o Real Madrid encarava o Valencia fora de casa, quando Vinícius Jr percebeu os insultos racistas vindo das arquibancadas. O jogo chegou a ser interrompido. Posteriormente, o brasileiro denunciou o caso junto a La Liga. Os torcedores foram identificados com a ajuda de câmeras de segurança do estádio.
De acordo com a apuração do jornal Marca, os acusados prestaram pedidos de desculpas ao jogador antes de serem condenados. A defesa do trio não informou, até o momento, se vai recorrer da sentença. Contudo, a atual decisão foi comemorada pelo presidente da La Liga, Javier Tebas.
“Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que a Liga irá detectar, denunciar, e haverá consequências penais para eles”, afirmou o presidente de La Liga em declarações reproduzidas pelo Marca.