‘Tivemos uma atuação madura, mas não está nada definido’, diz Dorival Júnior

Flamengo vence Corinthians fora de casa nas quartas de final da Libertadores

Foto: Reprodução

O Flamengo não tomou conhecimento do Corinthians nesta terça-feira (2) e ganhou o primeiro confronto das quartas de final da Libertadores. Nesse sentido, com gols de Arrascaeta e Gabigol, o Mengão venceu por 2 a 0 o adversário. Desse modo, o treinador Dorival Júnior destacou que ainda não tem nada decidido no confronto.

Siga Diário do Fla no Twitter 

“Temos que ter a consciência de que que fizemos uma grande partida. Foi uma atuação importante e madura. Acho que aquilo que treinamos e exigimos, a equipe respondeu a altura. Isso porque, valorizamos a posse de bola e não perdemos a agressividade. Isso tudo é fruto do trabalho e do comprometimento da equipe, e isto, é um ponto importantíssimo. A equipe encontrou um jeito que se sente confortável para jogar. Contudo, temos que ter a consciência também, que foi apenas uma atuação. Este torneio tem mais 90 minutos a serem disputados em um jogo que continua sendo perigoso. Vamos precisar ter cuidado na partida em nossa casa”, disse o treinador.

Siga Diário do Fla no Instagram 

Além disso, Dorival Júnior também falou sobre as dificuldades para manter o pé no chão após um grande resultado, briga por títulos, a melhora geral na equipe, o uso de Arturo Vidal e a construção das peças no meio de campo.

Manter os pés no chão

“Cada partida tem uma história, não adianta acharem que já está definido a classificação. Nós internamente trabalhamos com essa perspectiva, até porque ela não é correta. Vamos enfrentar uma equipe que é atualmente a vice líder do Campeonato Brasileiro. Ou seja, é um equipe que tem muitas qualidades, é guerreira e perigosa. O futebol pega pressas e temos que tomar muito cuidado para o próximo confronto. Não tem nada decidido ainda. É natural que pelo o que a equipe jogou hoje, pensem que o confronto já está decidido, mas aqui dentro não temos esse pensamento”.

Briga por títulos

“O momento está começando a se consolidar. Vai depender muito dos nosso próximos passos daqui pra frente. Se não acreditam naquilo que está sendo passado, o treinador acaba ficando no meio do caminho. Fico muito satisfeito, porque todos os comportamentos pedidos e agressividade, foi trabalhado aos poucos e estão começando a dar resultado, e a equipe percebe isso. Temos um Campeonato Brasileiro de recuperação, e estamos começando a buscar uma coisa melhor. Nos outros campeonatos temos chances mas temos que ter consciência que teremos jogos difíceis e importantes”.

Curta Diário do Fla no Facebook 

Melhora da equipe 

“Quero deixar bem claro que não estou comparando meu trabalho com o anterior, respeito todo o trabalho que foi feito, todos que aqui estavam. Dito isso, quando se assume um comando de uma equipe é preciso assumir um norte para ela e se mostra as ideias através de vídeos e treinos com os jogadores. É natural que em um campeonato maluco como jogamos as dificuldades de treinar uma equipe são muito grande. Porém, todo tempo disponível é aproveitado em fazer trabalhos posicionais e táticos com os jogadores. Fizemos ajustes e todos os jogadores estão participando das mudanças em busca da melhora, e isto, graças a Deus, está acontecendo”.

Vidal 

“Ele é um jogador que pode jogar tanto como um cinco, assim como um segundo homem, pelo lado esquerdo ou direito. É um jogador que tem uma ótima movimentação, ou seja, sempre participa da maioria das ações. Além disso ele tem um passe muito bom, o que é importante, pois acaba qualificando a nossa transição e iniciação de jogadas. Isso porque, elas saem do pé dele muito limpas, e dá mais dinamismo a equipe”.

Construção de meio de campo  

“O João Gomes em muitos momentos já jogou como volante, e por isto, não vejo problema em ele jogar com o Vidal no meio de campo. Contudo, hoje especificamente senti que o João deu uma sufocada em campo e por isto optei por saca-lo e colar o Vidal. Além disso, o Thiago Maia estava muito bem na partida, muito seguro, mesmo já pendurado”.