Título da Libertadores de 1981 completa 40 anos, quatro dias antes da decisão de 2021

Num mesmo dia 23 de novembro, mas em 2019, o Mais Querido conquistou o segundo título na competição

Título da Libertadores de 1981 completa 40 anos, quatro dias antes da decisão de 2021.
Geração de 81 do Flamengo comemora conquista da primeira taça da Copa Libertadores. Foto: Reprodução/Internet.

Nesta terça-feira, dia 23 de novembro, o primeiro título do Flamengo na Copa Libertadores completa 40 anos. A conquista da taça mudou completamente a história do clube assim como esta geração vitoriosa ficou marcada pelas conquistas de títulos, como a Copa Intercontinental ao final daquele ano.

Siga Diário do Fla no Instagram

Dessa forma, a data marca a realização da final entre Flamengo e Cobreloa (Chile) no Estádio Centenário, em Montevidéu. Para quem gosta de curiosidades, é o mesmo estádio que será sede da final contra o Palmeiras no próximo dia 27. Em 1981, o Mais Querido realizou dois jogos contra o Cobreloa pela final da Libertadores: no Maracanã, venceu por 2 a 1 (dois gols de Zico); no Chile, perdeu por 1 a 0. No entanto, foi necessário um terceiro jogo para desempatar. Este, que aconteceu em campo neutro, contou com a vitória por 2 a 0 do Rubro-Negro, novamente com dois gols do Zico.

Em entrevista ao site “GE”, Zico falou sobre a conquista do título. Além disso, ele afirmou que a geração dos anos 80 contribuiu para construir a imagem do que hoje é o Flamengo.

“Foi um dos momentos mais felizes e importantes de toda aquele geração. Além de ter sido um título inédito, foi a vitória do bom futebol sobre a violência. Nosso time foi amadurecendo ano após ano, a galera toda formada na Gávea, com muita amizade e carinho um pelo outro, além da qualidade técnica. Era um timaço realmente que marcou história e se manteve no topo por quase seis anos. Conquistamos mais títulos do que o clube havia conquistado em sua história. Então, hoje, se o Flamengo é o que é, com o crescimento da torcida, tem muito daquele grupo, que se entregou apesar dos problemas de estrutura. Tivemos sempre o carinho da torcida para nos empurrar. Demos conta do recado”, disse o Galinho.

Siga Diário do Fla no Twitter

A Grande Final da Libertadores 2021

No dia 27 de novembro, Flamengo e Palmeiras vão protagonizar a grande final da Copa Libertadores. Dessa forma, o Estádio Centenário, em Montevidéu, tem tudo para sediar um grande espetáculo. Enfim, o Palmeiras é o atual campeão da Copa Libertadores. Assim, o Flamengo enfrentará o Verdão e o vencedor entrará para um seleto grupo de clubes brasileiros tricampeões da Libertadores (São Paulo, Santos e Grêmio).

Ainda mais, no caso do Mais Querido, o título da Libertadores seria uma forma de reforçar o grande trabalho realizado no clube nos últimos anos. Isso porque, já conquistou a “Glória Eterna” no ano de 2019. Com isso, o Rubro-Negro carioca poderia alcançar a sua segunda disputa no Mundial de Clubes em três anos.

Curta Diário do Fla no Facebook