Titular do Flamengo na Copinha, Pedro Arthur fala sobre estilo de jogo e brinca com dribles: ‘Se vir, tem vezes que vai tomar’

Em entrevista exclusiva, ponta, que tem se destacado na competição, contou sobre trajetória no futebol e mostrou muita personalidade também fora do campo

(Foto: Reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo está invicto na Copinha. O Mais Querido já disputou quatro jogos, com três vitórias, um empate, 18 gols marcados e apenas três sofridos. A equipe já está classificada para a terceira fase da competição. Um dos destaques do time é o ponta Pedro Arthur. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO FLA, o jogador, de 19 anos, falou sobre a trajetória, estilo de jogo, sonhos e expectativa sobre a competição.

Pedro Arthur chegou no Flamengo em 2018, com 16 anos. O atleta morava em Caxias do Sul e era um dos destaques do Juventude. Ele, inclusive, não só chegou na Seleção Brasileira, como disputou o Sul-Americano sub-15, atuando em dois jogos e marcando dois gols. O ponta falou sobre como foi o começo no futebol.

“Eu era do Juventude, clube da minha cidade. Entrei com 10 anos. Foi um professor de lá que me chamou. Comecei no futsal. Ficava entre campo e salão, até que chegou uma hora que tive que decidir. De lá peguei seleção e fui bem. Na última temporada que joguei lá eu fui campeão gaúcho e depois disso só foi alegria. Vim para o Flamengo e estou aqui”, disse o jogador.

O atleta rubro-negro comentou sobre como foi o início no Flamengo e o motivo de não ter tido dificuldades de adaptação. “Quando eu cheguei já tinham alguns moleques que eu conhecia, porque eram da seleção. Isso me ajudou bastante também. Além disso, a minha família veio junto comigo. Acho que isso foi essencial”, declarou Pedro Arthur.

Desde que chegou no Flamengo, Pedro Arthur já disputou mais de 70 jogos, mas tem um que guarda em especial. No clássico contra o Fluminense pela partida de ida da final da Taça Guanabara sub-17 de 2019, o atleta teve uma atuação espetacular. O confronto terminou empatado em 2 a 2 e o jogador participou diretamente dos dois gols rubro-negros.

“Tem um jogo que foi muito especial para mim. Foi a final contra o Fluminense da Taça Guanabara sub-17. Foi 2 a 2. No primeiro gol, eu driblei, fiz uma jogada individual, fui para o fundo e toquei para o meio, para o Lázaro fazer o gol. Depois, eu cheguei chutando em uma sobra e fiz o segundo gol. Esse foi um dos dias mais especiais”, afirmou.

Já sobre o principal objetivo no futebol, Pedro Arthur não falou sobre títulos. O primeiro pensamento do atleta foi bem mais solidário, sobre auxiliar os familiares. “Eu acho que o grande sonho de todo menino é dar o melhor para a sua família e realizar o sonho de jogar profissionalmente”.

Estilo de jogo

Algo que vem chamando atenção sobre o atleta ao longo da Copinha é o posicionamento. Já atuou na direita, na esquerda e até pelo meio em alguns momentos. O jogador também vem colecionando lances bonitos na competição, com canetas desconcertantes nos adversários. Pedro Arthur, então, falou de qual lugar do campo se sente mais à vontade e brincou sobre os dribles.

“Eu gosto de jogar pelos lados, de ponta, em qualquer um deles. Também me sinto confortável em atuar por dentro. Contra o Náutico, por exemplo, a gente viu que ali no momento, uma das estratégias que iria dar certo era o Victor Hugo saindo do meio, vindo mais para o lado, e eu entrando. Já sobre os dribles, eu sou rápido. A caneta é uma forma de sair da pressão e eu gosto muito. Então, se vir, tem vezes que vai tomar”, disse.

O jovem marcou um gol na Copa São Paulo, em um belo chute de fora da área contra o Floresta-CE. O atleta falou que essa é uma das características dele e que o treinador pede sempre para que ele arrisque mais vezes a finalização.

“Eu sou um jogador veloz e meu último passe é bom. Finalização eu vou bem também. Tem vezes que o professor fica até falando, porque eu não finalizo muito. Mas, quando eu levo para dentro, gosto sempre de chutar e muitas vezes sou feliz fazendo o gol. Então, o técnico pede mais finalização e ser um pouco mais intenso. Tem vezes que não dá, mas tem que ir até o final”, declarou.

Se dentro de campo Pedro Arthur mostra bastante personalidade, fora dele também. Ao ser perguntado sobre principal ídolo no futebol, o ponta disse ser ele mesmo. “Eu até brinco com os moleques, estávamos falando disso. Eu falo por mim, não sendo marrento nem nada, mas meu ídolo para mim sou eu. Já quem eu me espelho bastante é o Coutinho, gosto muito dele”.

Copinha

O começo do Flamengo na Copinha é muito bom. Isso que o time passou por alguns desafios ao longo do torneio. Depois dos dois primeiros jogos, sete atletas titulares e o técnico Fábio Matias retornaram ao Rio de Janeiro para a disputa do Campeonato Carioca. Pedro Arthur destacou que a nova equipe está cada vez mais entrosada.

“Faz dois jogos que a gente vem jogando com o time diferente. Time vem trabalhando bem, se entrosando com o tempo. Contra o Náutico foi o segundo jogo e acho que todo mundo já se conhece bem, confia um no outro, então acho que esse foi o diferencial para estar atuando bem e ter saído com a vitória no final”, afirmou o ponta.

O jogador também creditou o bom desempenho do time na competição à preparação feita para o torneio. O Flamengo fez mais de três semanas com treinos integrais em dezembro, focados na Copinha.

“Foi uma preparação onde a gente não começou com todo mundo, então os primeiros dias foram mais leves, com conversa. Aí, depois que juntou toda a rapaziada, o treino foi forte, todo mundo sabia o que queria para si, que é o objetivo da Copinha. Então, a preparação ajudou demais para a gente estar no momento que estamos vivendo”, disse.

Mesmo com 19 anos, Pedro Arthur é um dos atletas mais experientes do elenco. Isso porque, a maioria dos mais velhos do sub-20 estão no Rio de Janeiro para o Campeonato Carioca. Então, o Flamengo está disputando a Copinha com um grupo formado majoritariamente por jogadores sub-18. O ponta, entretanto, acredita que a idade não será um problema e está confiante para o título.

“Eu sou um dos mais velhos, tenho que estar sempre apoiando a rapaziada que sobe. Mas, os moleques aí que estão subindo são pi#@s. Jogam demais. No que eu puder ajudar eles, eu vou estar ajudando. Eu acho que a idade não vai interferir. Estou confiante. Quem está subindo está ajudando a gente bastante. Então fico feliz com isso. A gente trabalhou muito para conquistar o título, estamos confiantes e vamos para cima”, declarou.

O próximo adversário do Flamengo na Copinha é o Oeste-SP, justamente o único time que o Mais Querido enfrentou na competição e não venceu. Na ocasião, a equipe carioca saiu perdendo por 3 a 0 e buscou o empate na segunda etapa. Pedro Arthur falou que, dessa vez, o time vai entrar mais focado.

“No primeiro jogo a gente entrou um pouco desligado, sofremos os três gols ali, posso dizer que foi um pouco erro nosso. Mas, tenho certeza que o próximo jogo nós vamos entrar ligados desde o primeiro minuto para conseguir a classificação”, concluiu.

Com os jogos da Copinha sendo realizados dia sim, dia não, a partida contra o Oeste já será neste sábado (15/01). Os dois times se enfrentam às 19h30, na Arena Barueri. Caso avance, o Flamengo enfrenta nas oitavas de final o vencedor do confronto entre Canaã-BA e Juventus-SP.