Tite reclama sobre problemas físicos após partida contra o Millonarios

Cinco titulares já tem mais de 1000 minutos disputados na temporada

Foto: Reprodução/Twitter Conmebol

Após o empate do Flamengo em 1 a 1 com o Millonarios, pela estreia na Libertadores de 2024, o técnico Tite revelou que o rubro-negro viajou para a partida com nove jogadores enfrentando “algum problema”. Sem entrar em detalhes específicos, o treinador afirmou que havia questões clínicas ou físicas nesse grupo de atletas, o que o levou a realizar algumas substituições na equipe. No total, quatro jogadores considerados titulares ficaram de fora do confronto: Léo Pereira, Ayrton Lucas, De La Cruz e Luiz Araújo. Destes, três estão entre os dez jogadores mais utilizados neste início de temporada, sendo que o uruguaio, um deles, foi cortado da relação devido a um quadro de virose.

A declaração de Tite lança luz sobre uma questão que pode se tornar uma dor de cabeça para o treinador e para o planejamento do Flamengo para abril, o mês mais importante do ano até o momento, devido ao início das principais competições da temporada.

Dentro de um intervalo de 28 dias, o Flamengo disputará nove partidas, o que significa uma média de um jogo a cada três dias. Assim, de acordo com as declarações de Tite, boa parte do elenco já entra nessa maratona desgastada. Isso porque cinco titulares já ultrapassaram os 1.000 minutos jogados em 2024 pelo Flamengo. Se as partidas pelas seleções na última data Fifa forem contabilizadas, os números aumentam ainda mais.

Além do número de jogos, da altitude de 2.640 metros de Bogotá e do desgaste causado pela grande quantidade de minutos jogados pelos atletas, outro fator que tem prejudicado o Flamengo neste início de temporada são as lesões. Por exemplo, Wesley, opção na lateral-direita junto com Varela, sofreu duas lesões musculares em sequência e está fora desde fevereiro.

Em algum momento dos quatro primeiros meses de 2024, Tite já perdeu sete jogadores apenas por questões médicas. Além de Wesley, De La Cruz, Ayrton Lucas, Allan, Pulgar, Gabigol e Gerson foram desfalques devido a lesões ou problemas de saúde.

Para a partida do próximo domingo contra o Nova Iguaçu, já se sabe que Tite não terá Wesley, Gerson, e Gabigol, que ainda está suspenso. Com o título do Campeonato Carioca bem encaminhado, é possível que o treinador faça alterações na equipe para gerenciar a carga de jogadores.