O técnico Tite planeja dar mais oportunidades aos jovens formados na base do Flamengo em 2024. Com a pré-temporada e mais tempo de treinos, alguns nomes podem conquistar a comissão técnica e surgir na equipe profissional. O clube, que estabeleceu um teto de R$ 160 milhões para gastos na próxima temporada, está focando em opções internas.
Atualmente, o Flamengo tem apenas quatro jogadores da base consolidados no time principal: Matheus Cunha, Matheuzinho, Wesley e Victor Hugo. Tite já conhece alguns jovens que treinam com ele, como Cleiton, Igor Jesus, Evertton Araújo e Rayan Lucas, que foram integrados ao time principal.
O goleiro Dyogo Alves, sobrevivente da tragédia do Ninho do Urubu, é visto como uma opção para ocupar a vaga de Santos, caso o veterano deixe o clube. Lorran é considerado um atleta com alto potencial de venda, e Gabriel Noga e Santiago Ocampos, que estouraram a idade da base, podem ter espaço no profissional, caso não sejam negociados.
Tite pretende intensificar o contato com os jovens durante a pré-temporada, e Juan, gerente de futebol, pode desempenhar um papel importante nesse processo. O Flamengo deve usar a base em pelo menos três jogos do Campeonato Carioca, já que o time principal estará nos Estados Unidos para a pré-temporada. Isso oferecerá a oportunidade para alguns jogadores menos utilizados, se juntarem ao sub-20 e ganharem minutos em campo. O foco é buscar a qualificação dos jovens de forma mais decidida, mantendo a identidade de um time que gosta de marcar alto.